MATO GROSSO
PM apreende 551 tabletes de maconha em carro abandonado em Rondonópolis
MATO GROSSO
Agentes do 5º Batalhão da Polícia Militar localizaram e apreenderam 551 tabletes de maconha, na madrugada desta segunda-feira (13.03), em Rondonópolis. Os entorpecentes foram encontrados em um carro, no bairro Vila Goulart.
O veículo com a droga foi abandonado por dois homens que tinham parado os veículos nos fundos de um posto de combustível. A polícia recebeu uma denúncia de que a situação era suspeita.
Com base na denúncia, por volta de 4h, a equipe foi até o local onde estavam os dois veículos e encontraram um Uno de cor azul e um Gol cinza. Mas, no momento da abordagem, o motorista do Gol arrancou do local e fugiu e o outro correu em direção a uma área de mata, abandonando o automóvel.
Na revista ao veículo, os policiais militares encontraram os mais de 500 tabletes de maconha no interior do carro.
A droga e o veículo foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Rondonópolis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.