Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

PM e Seduc capacitam gestores e diretores educacionais das Escolas Estaduais Militares

Publicados

MATO GROSSO


A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizaram o encerramento do 1º Curso de Formação de Gestores Militares, na manhã desta quinta-feira (17.03), na Escola Militar Tiradentes, em Cuiabá. Ao todo, 24 diretores e gestores educacionais das escolas militares Tiradentes e Dom Pedro II, concluíram a capacitação.

Durante a semana, os militares passaram por uma capacitação voltada exclusivamente para a gestão das escolas militares e adquiriram conhecimentos sobre boas práticas de gestões educacionais, e também por conhecimentos técnicos sobre administração de recursos e infraestrutura do ambiente escolar. Os militares também visitaram as sedes das Escolas Militares Dom Pedro II e Tiradentes, em Cuiabá, e da futura sede da Escola Militar Tiradentes, em Várzea Grande.

Para o comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, a capacitação é importante para confirmar o sucesso e crescimento dos modelos das escolas estaduais militares. “Finalizamos um curso de gestão para os nossos diretores e policiais militares que labutam nessa área, que muitas vezes já se encontravam na reserva remunerada e atenderam ao chamado social e do Governador do Estado, para que voltarem à ativa e pudessem tocar a escola estadual militar”, afirmou o comandante-geral.

Leia Também:  Duas apostas de Cuiabá faturam juntas mais de R$ 538 mil em sorteio da Mega-Sena

O coronel Assis ainda lembrou que a Escola Tiradentes da Capital é a pioneira no modelo de ensino militar, ressaltou a rápida ampliação das escolas militares pelo Estado e exaltou a parceria com a Seduc para a aprimoração da educação militar. “Chegamos a mais 20 escolas instaladas, com 11 mil alunos devidamente matriculados”, afirmou.

O secretário estadual de educação Alan Porto parabenizou os militares que concluíram o curso e destacou a importância da capacitação. “Falar de gestão é importante para mudar a realidade das escolas e da educação. A troca de experiências e boas práticas se torna fundamental para o aumento do desempenho educacional das unidades escolares”.

O titular da Secretaria de Estado de Educação também ressaltou os investimentos do Governo de Mato Grosso na área da educação. “São investimentos em infraestrutura, na parte pedagógica, formação continuada para professores, com avaliações bimestrais e semestrais, e quem ganha com isso são os nossos estudantes. Hoje somos 22 escolas militares, ampliamos para esse número em 1 ano e meio, a meta do governador é chegar a 30 escolas até o fim do ano”, concluiu.

Leia Também:  Médico de MT lamenta morte da filha também médica em acidente no DF

O evento ainda teve homenagem aos 85 alunos das escolas militares aprovados para iniciarem cursos superiores, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O aluno da Escola Militar Tiradentes de Cuiabá, Raul Júnior Rodrigues do Carmo Vieira, de 18 anos, que começará a cursar Engenharia Civil, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), recebeu uma moeda honorífica da PMMT, em nome de todos os aprovados.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

Publicados

em

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.

“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.

Leia Também:  Médico de MT lamenta morte da filha também médica em acidente no DF

Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.

Representante da advocacia

Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.

“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.

Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.

“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.

Leia Também:  MT concentra 26 dos 50 municípios do país com os maiores valores de produção agrícola

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA