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PMMT inaugura primeiro estúdio de podcast das Forças de Segurança de Mato Grosso

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A Polícia Militar de Mato Grosso inaugurou o primeiro estúdio de podcast das Forças de Segurança do Estado, na tarde desta terça-feira (15.03), no Quartel Geral, na Capital. Pioneira no âmbito estadual a ter o podcast como ferramenta de comunicação institucional, agora o programa PMCAST oferecerá a versão em vídeo.  

O estúdio PMCAST é resultado da parceria entre a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da PMMT (CCSMI) com a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom). O novo espaço localizado na sede do Comando Geral foi elaborado especificamente para as gravações de conteúdo em vídeo, que contam com isolamento acústico, câmeras, iluminação e microfones em alta definição.

O comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, ressaltou que o canal TV PMMT já conta com 20 mil seguidores e mais de 500 mil seguidores em todas as redes sociais da instituição.  “A Polícia Militar chega a marca de 84% de confiabilidade da sociedade. Essas boas notícias e a divulgação das ações já alcançam a sociedade por meio da imprensa, agora somos produtores de conteúdo, que também abraçam o público da internet, que é um ótimo canal de aproximação e de prestação de contas. Agora com o estúdio PMCAST vamos chegar ainda mais longe e ficar mais próximos da nossa população”.

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“Quando vocês conversam com a sociedade, são vistos como heróis, e todos vocês são. Quando a PM abre um canal de comunicação, ela mostra o lado humano. Usem e abusem desta nova ferramenta de comunicação, pois o PMCAST é um marco de uma tropa inovadora, moderna, humanizada e que é modelo para outras instituições que pensam em comunicação”, destacou a secretária estadual de Comunicação, Laice Souza, que participou do ato de solenidade de inauguração.

O podcast áudio já conta com alcance de mais de 3 mil players. Com o vídeo, o programa de podcast continuará sendo palco de conversas interativas e informativas sobre as principais ações da Polícia Militar e do Governo do Estado em prol da segurança mato-grossense, por meio do canal TV-PMMT no Youtube (http://TV PMMT – YouTube), nas plataformas digitais e redes sociais da instituição.  

Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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