MATO GROSSO
PMMT inaugura primeiro estúdio de podcast das Forças de Segurança de Mato Grosso
MATO GROSSO
A Polícia Militar de Mato Grosso inaugurou o primeiro estúdio de podcast das Forças de Segurança do Estado, na tarde desta terça-feira (15.03), no Quartel Geral, na Capital. Pioneira no âmbito estadual a ter o podcast como ferramenta de comunicação institucional, agora o programa PMCAST oferecerá a versão em vídeo.
O estúdio PMCAST é resultado da parceria entre a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da PMMT (CCSMI) com a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom). O novo espaço localizado na sede do Comando Geral foi elaborado especificamente para as gravações de conteúdo em vídeo, que contam com isolamento acústico, câmeras, iluminação e microfones em alta definição.
O comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, ressaltou que o canal TV PMMT já conta com 20 mil seguidores e mais de 500 mil seguidores em todas as redes sociais da instituição. “A Polícia Militar chega a marca de 84% de confiabilidade da sociedade. Essas boas notícias e a divulgação das ações já alcançam a sociedade por meio da imprensa, agora somos produtores de conteúdo, que também abraçam o público da internet, que é um ótimo canal de aproximação e de prestação de contas. Agora com o estúdio PMCAST vamos chegar ainda mais longe e ficar mais próximos da nossa população”.
“Quando vocês conversam com a sociedade, são vistos como heróis, e todos vocês são. Quando a PM abre um canal de comunicação, ela mostra o lado humano. Usem e abusem desta nova ferramenta de comunicação, pois o PMCAST é um marco de uma tropa inovadora, moderna, humanizada e que é modelo para outras instituições que pensam em comunicação”, destacou a secretária estadual de Comunicação, Laice Souza, que participou do ato de solenidade de inauguração.
O podcast áudio já conta com alcance de mais de 3 mil players. Com o vídeo, o programa de podcast continuará sendo palco de conversas interativas e informativas sobre as principais ações da Polícia Militar e do Governo do Estado em prol da segurança mato-grossense, por meio do canal TV-PMMT no Youtube (http://TV PMMT – YouTube), nas plataformas digitais e redes sociais da instituição.
MATO GROSSO
MT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
Cinco empreendimentos reconhecidos pela pegada inovadora alinhada à bioeconomia em Mato Grosso foram selecionados para a fase de capacitação do programa Inova Amazônia Global Edition. O resultado preliminar do Edital nº 01/2025, fruto de uma cooperação entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reflete o esforço para internacionalização de soluções sustentáveis oriundas da Amazônia Legal.
O foco central do projeto é a bioeconomia, setor que utiliza recursos biológicos renováveis para gerar produtos e serviços. O gestor do Programa Inova Biomas, Rafael Mendes, reforça a importância desse movimento para a região. “A bioeconomia é o motor que permite manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, gerar riqueza e desenvolvimento social. O Inova Amazônia Global Edition atua como ponte para que essas inovações locais ganhem o mundo com competitividade e sustentabilidade”.
No estado, as empresas que avançam no processo são: Brasteca Agroflorestal Ltda, Conecta Saber, Natureza Raiz (cosméticos naturais e veganos), Origem Compostagem e Tugani.
Para a proprietária da Origem Compostagem, Yasmin Fonseca, a aprovação acelera a estratégia de expansão do empreendimento, que já possuía um plano de internacionalização há quase dois anos. “Acredito que, com a capacitação, vamos fortalecer nossa governança, aprimorar a estratégia comercial e acessar o mercado internacional por meio de ajustes de documentação. Nosso foco será gerar impacto positivo e mensurável, além de ampliar nossa área de atuação”, destaca a empresária.
Yasmin explica que a empresa equilibra inovação e preservação ao aplicar processos biológicos controlados, que transformam resíduos orgânicos urbanos rastreáveis em insumos agrícolas de alta qualidade, com métricas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Segundo ela, o material produzido apresenta potencial para recuperar biomas sem descaracterizá-los. Essa abordagem assegura que o negócio reúna valor econômico, impacto ambiental positivo e a credibilidade necessária para iniciar no competitivo mercado externo.
A iniciativa busca fortalecer o ecossistema de inovação ao oferecer suporte técnico e estratégico para que esse perfil de negócio alcance novos mercados globais. De acordo com o cronograma retificado, a capacitação ocorrerá entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2026. Durante o período, os empreendedores terão acesso a ferramentas para aprimorar seus modelos de negócio, garantindo que a exploração dos recursos naturais ocorra de forma ética, rentável e tecnologicamente avançada.
Além do destaque mato-grossense, o edital contemplou dezenas de empresas dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, o que evidencia a força da biodiversidade regional. Com a divulgação do resultado preliminar, abre-se agora o prazo para interposição de recursos. O resultado final está programado para a próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, quando será consolidado o grupo de empresas que levará o DNA da inovação brasileira ao cenário internacional.