MATO GROSSO
PMMT realiza 2ª edição da Operação Força Total nesta sexta-feira (15)
MATO GROSSO
A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, nesta sexta-feira (15.12), a segunda edição da operação “Força Total – Polícias Militares a serviço do Brasil”, em todos os comandos regionais do Estado. Na região metropolitana, a solenidade de abertura ocorre na Orla do Porto II, em Cuiabá, a partir das 9h.
Realizada em todo o território nacional, a operação visa a intensificação da atuação das polícias militares de todo o país, com foco na detenção de suspeitos em flagrante delito, apreensões de armas e drogas e demais ações de garantia da segurança da população e ordem pública.
As ações acontecerão simultaneamente com a Operação Fim de Ano, que já está sendo realizada pela PMMT desde o dia 05 de dezembro, com o reforço diário de mais de 1.500 policiais militares e implemento de mais de 700 viaturas de quatro e duas rodas, em todo o Estado.
Além dos efetivos dos batalhões de área, também estarão atuando os Batalhões especializados como Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA), além das unidades da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).
Serviço
Operação Força Total
Data: 15/12 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Nova Orla do Porto, Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), bairro Porto, Cuiabá-MT
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso

A pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2025, elaborada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), revela que roupas (35%), calçados (19%) e perfumes (17%) são os presentes mais desejados pelos consumidores mato-grossenses neste ano. O ticket médio previsto para os gastos na data é de R$ 298, valor 14% superior ao registrado em 2024. O dado sinaliza uma retomada do consumo afetivo e um cenário favorável para o varejo, especialmente para os pequenos empreendedores.
O levantamento mostra que 68% dos entrevistados pretendem comemorar a data, representando um crescimento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado. O presente ainda é a principal forma de celebração, mas as experiências afetivas e o almoço em família também ganham espaço. Segundo o estudo, o comportamento mais comum será a combinação entre presente e almoço, praticada por 11,4% dos consumidores.
Segundo a analista Técnica do Sebrae/MT, Érika Cunha, o Dia dos Pais representa uma excelente oportunidade para os setores de comércio e serviços alavancarem as vendas com campanhas temáticas, kits personalizados e experiências diferenciadas. “Além das grandes redes, pequenos empreendedores também podem se beneficiar da data, apostando em criatividade, atendimento personalizado e produtos sob medida — como cestas, presentes artesanais e serviços de delivery — para conquistar clientes em busca de algo especial e afetivo”, disse.
Outro destaque da pesquisa são os fatores que influenciam a decisão de compra: promoções (71,5%) e qualidade dos produtos (59,8%) aparecem como determinantes. Além disso, 36,5% dos consumidores afirmaram que irão pesquisar preços, especialmente em lojas físicas. Pequenos comércios representam 23,3% da preferência de compra, ficando atrás apenas das lojas de departamento, o que demonstra a importância da personalização e do atendimento próximo como diferencial competitivo.
A classe C lidera o volume de consumo, representando a maior parcela do público que irá às compras, enquanto as classes A e B puxam o ticket médio para cima, com maior disposição para investir em produtos como joias, eletrônicos e perfumes importados. Ainda assim, 80% dos consumidores devem adquirir até dois itens, mantendo o perfil de consumo conservador da data.
O Sebrae/MT também identificou um aumento na intenção de gasto: 61% dos entrevistados afirmaram que devem gastar mais este ano em relação a 2024. Esse comportamento se intensifica conforme a faixa de renda, sendo mais comum entre os consumidores das classes A e B. A pesquisa ainda mostra que 41% dos consumidores pretendem comprar na semana que antecede o Dia dos Pais e 30% já na primeira semana de agosto, o que reforça a necessidade de ações promocionais concentradas nesse período.
Dados da pesquisa
O levantamento foi conduzido por entrevistas telefônicas, entre os dias 3 e 27 de junho de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 1.120 residentes, maiores de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL19 horas atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO9 minutos atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso