Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Por causa da pandemia da Covid, alunos e professores de escolas de MT passam por apoio psicológico

Publicados

MATO GROSSO

Por causa da pandemia da Covid-19, alunos e professores da rede estadual de Mato Grosso vão passar por acompanhamento psicológico. Uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mostrou a necessidade de apoio após o retorno das aulas presenciais.

A professora de Geografia, Fabiane Rocha conta que a pandemia deixou marcas psicológicas e muitos professores ainda não superaram.

“O que nós mais temos hoje são professores com licenças psiquiátricas porque não estão conseguindo atender a demanda intensa de trabalho”, disse.

A pesquisa procurou identificar os efeitos da pandemia sobre os estudantes. O estudo verificou que situações como perda de parentes ou amigos para a covid-19, o medo de contrair a doença e o isolamento social contribuíram para crises de ansiedade e depressão e comportamentos agressivos na escola, com o uso de violência verbal.

Ao todo 332 escolas participaram da pesquisa no ano passado. Em 48% delas foram registradas agressões física, psicológicas e verbais.

O coordenador de ensino da Seduc, Joabson Pena disse que a secretaria contratou equipes de psicólogos e assistentes sociais para acompanhar a saúde mental dos professores e alunos.

Leia Também:  Samu participa de simulação de incidente com múltiplas vítimas

“Essa equipe psicossocial é formada por dois psicólogos e dois assistentes sociais que vão trabalhar nas 15 diretorias regionais de educação de Mato Grosso. Um psicólogo e um assistente social vão trabalhar diretamente com a comunidade escolar, com os pais e alunos e a outra dupla vai trabalhar com os profissionais da educação”, contou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Cesta básica recua na última semana de março, interrompendo sequência de leves altas na capital

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA