MATO GROSSO
Potência dos encontros: Lily Gardénia, lançamento do Boticário, celebra as mulheres e leva fãs da marca para viverem experiência inédita
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Em imersão na fábrica da marca, consumidoras, apelidadas carinhosamente de Lily Lovers, conheceram o processo de co-enfleurage líquida, técnica exclusiva do Boticário e que deu vida ao novo eau de parfum_
Lily, a principal marca de perfumaria feminina do Grupo Boticário, reconhecida por ser a perfumaria nacional* para ocasiões especiais com processos de produção, fórmulas e ingredientes únicos, apresenta Lily Gardénia. A novidade chega para exaltar a excelência de Lily e movimentar o mercado de eau de parfums (EDPs) com uma inovação olfativa, por meio do processo inovador do Boticário: a co-enfleurage líquida. A técnica milenar unifica a exuberância da flor da gardênia à potência do lírio, promovendo uma identidade olfativa única, capturada pela técnica de headspace.
Sob o conceito “Viva a essência desse encontro”, a comunicação 360° da novidade é focada em conversas sobre a celebração dos encontros femininos e a potência do protagonismo das mulheres em suas próprias vidas; celebração intensificada, inclusive, com uma ação inédita da marca, que reuniu, em sua fábrica, em São José dos Pinhais, no Paraná, o encontro das Lily Lovers – como são carinhosamente chamadas as fãs da marca Lily. É a primeira vez, em mais de 45 anos de Boticário, que a marca apresenta para as apaixonadas por Lily os processos de criação do produto in loco.
Durante a experiência, que faz parte dos movimentos de lançamento de Lily Gardénia, o time de consumidoras adentrou a sala dos lírios, que guarda o principal componente das fragrâncias da marca, aprenderam sobre o processo raro de co-enfleurage, além de participarem de uma imersão sobre a arte da perfumaria e um workshop de criação de fragrância, inspirado nos ingredientes de Lily Gardénia, com o perfumista do Grupo Boticário, César Veiga.
O processo de enfleurage garante, de forma artesanal, a extração do óleo essencial da flor, retirado da gordura vegetal das pétalas. A fusão do óleo essencial das flores de lírio com a riqueza olfativa da gardênia adiciona ainda mais sofisticação ao bouquet floral branco de Lily.
O insight do convite às lovers surgiu do desejo da própria comunidade, a partir do monitoramento dos comentários nas redes sociais do Boticário e da identificação de inúmeros conteúdos criados por usuários com reviews e especificações sobre os produtos do portfólio. Ao final da experiência, as Lily lovers participaram ainda de uma customização de produtos Lily Gardénia com a artista e decoradora Juliana Françozo. A influenciadora Michele Passa foi a host da visita e dividiu o passo a passo do itinerário nas redes sociais do Boticário.
“Sempre fui apaixonada pelo Boti, com um carinho todo especial por Lily. Tenho praticamente todos os produtos, EDPs, óleos, creme acetinado, produtos tanto para o corpo quanto para o cabelo, além das fragrâncias que são as minhas queridinhas. Eu não fazia ideia de todo o processo que acontece na fabricação da linha; fiquei encantada e muito feliz em saber que, por trás de tudo, existem pessoas especiais, como a “lilete” Helena, que cultiva os lírios da linha com tanto carinho. Foi uma experiência única e superou todas as minhas expectativas”, comenta Letícia Ramos, consumidora e influenciadora digital do interior do Rio de Janeiro.
360° integrado que eleva a potência da união dos lírios com a gardênia
Como um reforço das ações com a comunidade, a marca também trouxe um squad de mulheres para fomentar conversas sobre Lily Gardénia. Entre os nomes, Fê Paes Leme e Mica Rocha estrelam ‘Florescendo Juntas’, um videocast exclusivo sobre a potência do encontro entre amigas. Evidenciando não apenas o conceito, mas também o portfólio da novidade, um time robusto de criadoras de conteúdo atua no paralelo e conta sobre o ritual completo de autocuidado proposto por Lily Gardénia, que também é uma opção presenteável para a temporada de fim de ano.
As Lily lovers ainda poderão sentir a fragrância de Lily Gardénia e vivenciar uma experiência em loja. Nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de novembro, das 11h às 21h, o Boticário Lab Shopping Morumbi recebe a artista plástica Juliana Françozo para um ateliê personalizado. Na compra dos itens do lançamento, o consumidor ganha a personalização. Com a mesma fragrância feminina da linha de Lily Gardénia, há ainda o creme acetinado que traz a textura acetinada com potente hidratação de até 48 horas; e o sabonete Flores de Lírio, que limpa suavemente com a explosão de Lily Gardénia.
O conceito da campanha de Lily Gardénia é uma criação da AlmapBBDO. A estratégia de comunicação para o lançamento no Instagram é liderada pela W3Haus, enquanto o TikTok conta com os criativos da SoWhat Agency. A Publination atua na concepção de conteúdos com criadoras de conteúdo, e a PROS lidera a frente de imprensa.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.


MATO GROSSO
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.
A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.
Assessoria especializada
Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.
O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.
A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.
Fenômeno em expansão
Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.
O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.
Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.
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