MATO GROSSO
Prefeito recorre à Justiça Federal para evitar perda de recursos após censo do IBGE
MATO GROSSO
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, disse que a administração municipal tem agido em várias frentes para facilitar a melhoria dos números do Censo do IBGE na cidade. O município é um dos 20 de Mato Grosso com perdas de receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) devido os coeficientes de distribuição do recurso ter sido estabelecido com resultado parcial do censo demográfico realizado pelo IBGE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
“Em Tangará da Serra, o IBGE não concluiu o Censo. Foram contabilizados 100 mil e alguma coisa, que são referentes a 84% do que é estimado da nossa população, entre 115 mil a 120 mil habitantes. O IBGE continua com os trabalhos agora em janeiro e deve encerrar em fevereiro. Estamos dando respaldo pedindo para a população atender os recenseadores. Estamos convictos de que na hora de concluir os trabalhos vai ficar comprovado o crescimento de Tangará da Serra”, comentou o prefeito.
Retornado das férias, o prefeito disse não ter os números em mãos, mas houve redução no repasse do FPM agora em janeiro. Contudo, além de trabalhar com a conscientização da população para que receba o IBGE em casa, a prefeitura tem agido juridicamente junto à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em dezenas de ações para reverter a forma de cálculo.
Os municípios de Guiratinga e Itiquira foram os primeiros a conseguir liminares na Justiça Federal.
“Temos certeza que Tangará da Serra também vai conseguir. Acredito que o IBGE equivocou e não deveria ter divulgado os números. Queremos receber o FPM conforme a estimativa da população de 2021, que era de cerca de 117 mil”.
Vander informou ainda que a prefeitura buscou parceria com entidades e associações da sociedade organizada civil para que toda a população responda ao Censo.
“Vamos reforçar esse trabalho na semana que vem e tenhamos o real dos números de Tangará da Serra”.


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil