MATO GROSSO
Prefeitura libera tráfego no novo trecho duplicado da Avenida Fernando Correa
MATO GROSSO
Visando atender as reivindicações de comerciantes e usuários da avenida Fernando Corrêa, nas imediações do antigo aeroporto, agora Unemat, a prefeitura anunciou para esta sexta-feira (10), a abertura do tráfego nas pistas recém-duplicadas da referida avenida, que se encontravam em obras.
Toda a duplicação e pavimentação do trecho foi concluída! Todavia em razão do local se constituir num ponto importante de acesso e saída da cidade sentido capital – Cuiabá. A prefeitura atendeu às demandas dos usuários, moradores e comerciantes instalados ao longo da citada via, e mesmo restando concluir algumas partes, como: calçadas, gramagem dos canteiros e instalação da iluminação, vai liberar o trânsito e a trafegabilidade no local.
Diante das interdições necessárias para a realização das obras, muitos transtornos acabaram acontecendo e dificultando a vida dos usuários e comerciantes dispostos ao longo da avenida, que viram o tráfego ser reduzido praticamente a zero, enquanto transcorriam as obras.
A secretária municipal de Infraestrutura Luana Alencar destacou que a liberação do trecho mesmo com as obras inconclusas, vai desafogar o tráfego e facilitar a ligação da Fernando Corrêa com as BRs-163 e 364, tanto para quem chega a cidade, como para quem a deixa.
Com a liberação, os comerciantes voltarão a poder receber seus clientes, e os usuários poderão circular pelo local tranquilamente, acessando mais facilmente os bairros circunvizinhos. No entanto Luana sugere atenção e cuidados redobrados aos usuários que passarem pelo local, já que ainda haverão trabalhadores atuando na obra, na finalização das calçadas, gramagem dos canteiros centrais e rotatórias, bem como na instalação das luminárias de led ao longo do trecho.
O prefeito José Carlos do Pátio, em sua fala à imprensa destacou as obras de infraestrutura que estão sendo desenvolvidas e que visam sobretudo, a melhoria na mobilidade urbana e desafogamento do tráfego na cidade. “Nós estamos abrindo a cidade toda! De forma sutil eu começo pela avenida Goiânia: que estamos abrindo e interligando com o anel viário. Também duplicamos a avenida Rio Branco ligando-a ao Anel Viário! E também duplicamos a avenida Poguba, ligando a Otaviano Muniz ao Horto Florestal. Nós também fizemos a avenida Otaviano Muniz partindo da Poguba até a BR 364”, explicou.
Pátio ainda destacou a parceria com o Governo do Estado na construção da avenida W11 que interliga a BR 364 com a região do Jardim Atlântico. “Nós ainda fizemos a duplicação da avenida dos Estudantes e as duas binárias marginais. Então se as pessoas observarem, nós abrimos muito a cidade, para melhorar a trafegabilidade na cidade. Ainda vamos duplicar a Bandeirantes ligando-a ao Anel Viário. O que eu quero dizer é o seguinte: estamos abrindo a cidade e vamos abrir ainda muito mais! Nesta sexta-feira (10) nós teremos mais notícias boas para a cidade, através de uma parceria com o senador Wellington Fagundes e o companheiro Paulo José que auxiliou nessas negociações, discutindo exatamente as melhorias da trafegabilidade na cidade e região” explicou.
O prefeito ainda garantiu que vai intensificar a melhoria na sinalização na cidade, que possui uma população em torno de 250 mil habitantes e uma frota de veículos entre motos, carros e caminhões girando em torno de 200 mil, e que precisa que se façam melhorias constantes na sinalização.
Já o diretor-presidente do Sanear, Paulo José, que tem sido um importante articulador político das pautas e demandas de parceria entre a prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal, falou sobre a última reunião que teve com a Sinfra/MT, onde foram acertados os últimos detalhes do projeto de R$ 70 milhões que envolve a duplicação dos 16,5 km do Anel Viário Conrado Sales de Brito, bem como, uma solução técnica para os dois maiores entraves e gargalos do trânsito rondonopolitano, que são a rotatória da Avenida dos Estudantes ligando ao Anel Viário, e ainda o gargalo do cruzamento da Avenida Fernando Corrêa com a Lions Internacional e a avenida Otaviano Muniz.
Paulo falou ainda sobre o projeto já em andamento para construção de uma via binária paralela ao início da avenida dos Estudantes, ligando a confluência da avenida Lions Internacional até o residencial Colina Verde.
Na verdade, todos estes projetos e ações políticas segundo os administradores, visam sobremaneira, melhorar a trafegabilidade e a mobilidade urbana da cidade.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.