MATO GROSSO
Prefeitura reforça segurança nas unidades da rede pública municipal de educação com câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT
MATO GROSSO
As 170 unidades educacionais da rede pública Municipal de Cuiabá vão receber câmaras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT. A ação é parte das medidas previstas no Decreto 9.605, de abril deste ano, do Prefeito Emanuel Pinheiro, que estabelece medidas de prevenção e combate à violência nas escolas municipais. A cooperação envolve a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e as Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Educação. O aparato tecnológico será instalado em pontos estratégicos nas unidades educacionais, para combater a criminalidade e trazer mais segurança para a comunidade escolar.
A Secretaria Municipal de Educação recebeu os equipamentos na última quinta-feira (7). Foram entregues 99 câmaras fixas e dos modelos speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos), quatro nobreaks, quatro swich e quatro armários, de um total 300 equipamentos que serão entregues em três etapas.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado ressaltou que “essas ações fortalecem ainda mais a segurança dos estudantes no ambiente escolar. Esta gestão tem o compromisso e o cuidado de manter o ambiente escolar adequado para uma aprendizagem equânime”.
As imagens capturadas pelas câmeras são encaminhadas para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e podem ser acessadas por meio de celular e computador. Os equipamentos são fornecidos gratuitamente aos entes públicos ou outros interessados cabendo a eles os custos da instalação e manutenção.
“O monitoramento das unidades educacionais por meio de rondas policiais e de vigilância eletrônica, e a implementação de ações voltadas ao combate à violência, garantem a segurança no ambiente escolar e a plena cidadania dos nossos estudantes e profissionais da Educação”, salientou a secretária-adjunta Débora Marques Vilar.
O assessor técnico do CIOSP, Subtenente Leandro Alves, destacou importância dos novos equipamentos para as escolas municipais de Cuiabá. “Com essa entrega demos um importante passo para melhoria da segurança da comunidade escolar, ou seja, dos alunos, professores, servidores e todos aqueles que frequentam o ambiente e o entorno das escolas”, assinalou ele.
O monitoramento, observou o Subtenente Leandro, também leva tranquilidade às famílias, especialmente aos pais dos estudantes que permanentemente estão preocupados com a segurança de seus filhos.
Leandro lembra que o Vigia Mais MT oferece aos municípios e outros parceiros o que há de mais moderno e seguro em videomonitoramento, com câmeras com qualidade de imagens, capacidade de identificação de pessoas e caracteres, entre outros, trazendo para a população a sensação de segurança.


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
ARTIGOS7 dias atrás
Brasil: Polarização e a Estrada do Caos – Reflexão sobre o extremismo político e a urgência do diálogo
-
MATO GROSSO24 horas atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO24 horas atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025