Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Prêmio MT Artes homenageia artistas e trabalhadores da cultura nesta quarta-feira (27)

Publicados

MATO GROSSO

A cerimônia de entrega do segundo Prêmio MT Artes será realizada nesta quarta-feira (27.09), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. Nesta edição, 60 artistas e trabalhadores da cultura concorrem ao prêmio de destaques nas categorias Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Música e Teatro. O evento contará com atrações musicais, teatro, dança e outras expressões artísticas. A entrada é gratuita.

“Este prêmio homenageia e reconhece o trabalho dos fazedores da cultura do Estado, além de dar destaque e visibilidade para importantes produções artísticas mato-grossenses que estão sendo desenvolvidas em Mato Grosso”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves.

O Prêmio MT Artes é um projeto desenvolvido pela MT Escola de Teatro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze. A primeira edição ocorreu em 2021, com 15 vencedores nas categorias teatro, dança, literatura, artes visuais e audiovisual. Já nesta segunda edição concorrem as produções artísticas desenvolvidas no período de janeiro de 2022 a julho de 2023.

Leia Também:  Com certificação da Seaf-MT, produtora rural se destaca por qualidade na produção de queijos

Ao todo, o prêmio recebeu 106 inscrições de artistas, produtores culturais, arte educadores e profissionais que atuam em diferentes linguagens artísticas. Ao fim, a organização selecionou 60 projetos. Cada categoria terá três premiados com troféu destaque.

A cerimônia de entrega da premiação contará com apresentações de artistas distribuídos entre palco, recepção e a entrada do Cine Teatro Cuiabá. Entre os convidados para animar a noite estão: DJ Taba, Cena Onze (espetáculo Negritude), Eduardo Buttaka (com a personagem Penélope), Sueli Batista (poesia), Karina Rodrigues (performance Fantasia), Billy Espíndola, Beto Dois a Um, Grupo Buriti Nagô, Flor Ribeirinha, Juan Vieira (obras literárias), Tami (performance de artes visuais), Lívia Freire (sonoplastia), Vitor Falcão (iluminação), Jorge Libel (audiovisual).

Além deles, a noite também fica por conta dos cerimonialistas Elias Neto, Camila Freitag, Seven Mônica, Mariah Girardello e Andreel Ferreira.

Conheça AQUI todos os selecionados no Prêmio MT Artes deste ano.

Serviço
Cerimônia de entrega do 2º Prêmio MT Artes

Data e horário: Quarta-feira (27.09), às 19h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Mais informações: https://cineteatrocuiaba.org.br/novidades/2-premio-mt-artes-2023

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Polícia Civil apreende 34 veículos com motoristas não habilitados em Vila Bela da Santíssima Trindade

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Intermat Avança na Regularização de Imóveis Rurais em Mato Grosso: 1.700 Propriedades Abrangidas

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA