MATO GROSSO
Presidente da Fecomércio-MT avalia que crescimento da população mato-grossense contribui para aquecimento da economia
MATO GROSSO
Diante dos dados apresentados no Censo Demográfico 2022, nesta semana, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao aumento de 20,55% da população mato-grossense no comparativo com o Censo de 2010, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, avalia que o crescimento populacional, três vezes maior que o registrado no país, contribui para o aquecimento da economia do estado.
“De acordo com o censo, Mato Grosso conta com 3.658 milhões de habitantes, 623 mil a mais do que a última pesquisa. Este crescimento, segundo análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), coloca o estado como o terceiro que mais cresceu no país, atrás somente de Roraima (41,25%) e Santa Catarina (21,78%), o que movimenta e impulsiona os setores produtivos dos municípios mato-grossenses”, destaca ele.
O estado subiu três posições no ranking nacional na contagem de população, ocupando agora o 16º lugar. Entre os 141 municípios mato-grossenses, 50 obtiveram crescimento populacional e 91 reduziram sua população. Segundo o IPF-MT, mesmo tendo uma menor parte dos municípios com incremento da população, o estado obteve um aumento no total estadual.
Para Wenceslau Júnior, a tendência é de “que cidades com agronegócio pulsante impulsionem outros setores, principalmente de comércio e serviços, gerando um atrativo econômico local e condições de geração de círculos familiares maiores”, explica ele.
O destaque em Mato Grosso ficou para a cidade de Querência, que apresentou crescimento de 105,39%, passando de 13.033 para 26.769, detendo o sétimo maior em âmbito nacional. Os municípios de Lucas do Rio Verde (83,88%) e Nova Mutum (75,83%) ficaram com os respectivos segundo e terceiro lugares no estado.
Já a capital, Cuiabá, continua sendo o município com maior número de habitantes, chegando a 650 mil, e a cidade de Araguainha fica com o posto de menor número de habitantes no estado, com 1.010, sendo, inclusive, a quarta menor no país, variando, respectivamente, 17,66% e -7,85% no comparativo com o Censo de 2010.
Wenceslau Júnior conclui que “uma maior população dentro do estado também impacta em mais verbas governamentais e, além disso, mostra como o comércio e serviços podem se fortalecer diante de um consumo maior, inclusive, com aumento na geração de emprego nesses setores, que são responsáveis por 61% dos trabalhos formais no estado, gerando impactos positivos em todas as esferas econômicas”.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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