Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeira cirurgia de implante coclear é realizada pelo SUS em Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

A primeira cirurgia para implante coclear via Sistema Único de Saúde (SUS) foi, ontem, em Cuiabá, passa a integrar os serviços gratuitos no Estado e beneficiará pacientes regulados que aguardam pelo aparelho auditivo. A cirurgia durou cerca de 4h, não houve intercorrência e o paciente está estável, em observação.

O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, enfatizou o esforço da atual gestão na ampliação dos serviços disponibilizados pelos Hospitais Regionais pelas unidades especializadas. “É gratificante ver que um procedimento tão aguardado como esse está sendo oferecido pelo SUS em Mato Grosso. Essa é uma conquista de todos os trabalhadores da Saúde do Estado, que não medem esforços para melhoria do atendimento ofertado à população. Parabéns às equipes do Cridac e do Hospital Estadual Santa Casa”, disse o gestor.

Outras duas cirurgias para implante coclear devem ocorrer nas próximas semanas. Atualmente, há 20 pacientes em processo de avaliação no Cridac, com indicação para o procedimento. A diretora do Cridac, Suely Souza Pinto, os pacientes que precisam do implante de coclear são regulados para a unidade especializada, avaliados por especialistas do local e depois encaminhados para realizar o procedimento no Hospital Estadual Santa Casa.

Leia Também:  TCE suspende licitação milionária direcionada para alvo do Gaeco em MT

“A vida do paciente é enriquecida pós implante. A capacidade de ouvir aumenta a autoconfiança e melhora o relacionamento com a família, amigos e colegas de trabalho, além de permitir oportunidades sociais e de emprego mais amplas”, ressalta Suely.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, informa que a unidade de saúde dispõe de equipe preparada para a manutenção do novo procedimento.  “Alinhamos todo o trabalho junto ao Cridac e disponibilizamos profissionais qualificados e equipamentos para a cirurgia. O usuário do SUS não ficará descoberto. Seguimos empenhados no atendimento moderno e eficiente”, pontua Patrícia.

A secretaria estadual de Saúde investiu R$ 43,8 mil na aquisição dos equipamentos auditivos. Além de melhorar a qualidade de vida do paciente, o novo serviço também contribuirá para diminuição das demandas via Tratamento Fora de Domicílio e judicialização.

O implante coclear é indicado para pacientes com perdas auditivas severas e profundas, que não tiveram resultado com aparelhos auditivos tradicionais.

Só Notícias

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Intermat emitiu mais de 24 mil escrituras definitivas em 2024

Publicados

em

Por

Resultados do ano demonstram grande aumento na emissão dos títulos definitivos.

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) já emitiu, este ano, 23.549 títulos urbanos e 822 títulos rurais, totalizando 24.371 escrituras. Ao todo, foram 104.022,20 hectares rurais regularizados.

Os resultados vieram de uma melhora significativa na automatização dos processos das entregas, o que garantiu, o fim da espera de longa data de muitos moradores, contemplados com o documento.

Uma dessas pessoas é a dona Maria Pastora Viana, de 60 anos. Após aguardar 36 anos pela escritura definitiva, ela foi contemplada pelo Governo de Mato Grosso durante a entrega aos moradores de Diamantino, realizada no mês de novembro. “É uma emoção muito grande, estou muito feliz. Meu aniversário foi agora em novembro, e esse foi o  presente que eu ganhei”, disse.

Lucineia Ramos de Souza, 46 anos, moradora do bairro Serra Dourada em Cuiabá há 20 anos também está entre os mato-grossenses que tiveram o seu terreno regularizado pelo Governo do Estado. “Estou muito satisfeita. Esse título agora regulariza oficialmente o nosso terreno como propriedade. Isso valoriza ainda mais o nosso terreno e o nosso bairro. Agora podemos comprovar que somos os proprietários, pois antes tínhamos a sensação de estarmos esquecidos”, declarou.

Leia Também:  TCE suspende licitação milionária direcionada para alvo do Gaeco em MT

O presidente do Intermat, Francisco Serafim, destacou a importância dos resultados obtidos no ano de 2024.

“Estou muito contente com os resultados. Esses números são resultado do incentivo do Governo de Mato Grosso e do comprometimento dos nossos servidores. Temos um compromisso e estamos buscando, a cada dia, atender com mais eficiência e celeridade às demandas da população”, declarou.

A regularização fundiária em Mato Grosso traz segurança jurídica para os moradores em suas terras, que podem desfrutar do benefício da casa própria através da documentação legítima. Este documento garante liberdade às famílias, assim como os direitos fundamentais, obtenção de crédito e melhoria nas condições de vida.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA