MATO GROSSO
Primeira-dama de MT lidera iniciativa inovadora que transforma vidas e impulsiona mercado de trabalho
MATO GROSSO
A primeira-dama Virginia Mendes projetou o programa com a finalidade de atender pessoas em situação de vulnerabilidade, que estão fora do mercado de trabalho, e para aquelas que desejam iniciar o próprio negócio. Ao todo o programa terá dois anos de duração, com investimento de R$ 68,7 milhões, a proposta é qualificar mão de obra e ampliar a empregabilidade
O SER Família Capacita está presente nos 141 municípios mato-grossenses e conta com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para auxiliar nos cadastros e levantamento dos cursos.
“O SER Família Capacita foi idealizado com muito carinho. Sou grata ao Governo do Estado pela atenção e pelas parcerias consolidadas. Aproveito a oportunidade para agradecer às primeiras-damas municipais e suas equipes pelo trabalho realizado com o programa”, disse a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.
Outro ponto importante do SER Família Capacita é a linha direta com o programa de transferência de renda, SER Família, onde as pessoas inseridas têm como condicionalidade fazer os cursos de capacitação.
“Essa foi a maneira que encontramos para que as pessoas que recebem os auxílios tenham a chance de mudar a condição de vida. Queremos ver as pessoas prosperarem e para isso é preciso esforço e dedicação”, observou a primeira-dama de MT.
Giordany Margareth de Oliveira, 22 anos, fez o curso de confeitaria – Foto: Daniele Danchura/Setasc-MT
A jovem Giordany Margareth de Oliveira, 22 anos, concluiu o curso de Confeitaria. Ela conta que sempre sonhou em fazer ocurso, mas não tinha condições. “Realizei um sonho. Graças ao SER Família Capacita eu consegui, porque sozinha eu não teria condições”.
Em setembro do ano passado, o governador Mauro Mendes assinou o protocolo de intenções que prevê a oferta gratuita de programas, projetos e ações às pessoas inscritas no CadÚnico. Com isso, a expectativa é celebrar a inclusão social e produtiva de pessoas em situação de baixa renda e vulnerabilidade social. A coordenação do protocolo está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC/MT), e da Secretaria de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
“Com o protocolo de intenções, as pessoas de baixa renda, cadastradas no CadÚnico e que se capacitarem pelo SER Família Capacita. As oportunidade estão aí, é só aproveitar”, recomendou Virginia Mendes.
Quem pode inscrever no Programa?
Qualquer pessoa pode se inscrever nos cursos do Programa Ser Família Capacita, porém, a preferência é para o público que se enquadra nos seguintes requisitos: preferencialmente, beneficiários do Projeto Ser Família; mulheres em situação de vulnerabilidade social; profissionais empreendedores em busca de qualificação para geração de renda; jovens em busca do primeiro emprego; profissionais desempregados em busca de recolocação profissional; pessoas com deficiência; pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social; pessoas desempregadas; comunidades Tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas); egressos do trabalho análogo ao escravo; e egressos do Sistema prisional.
Confira os detalhes sobre os cursos no site https://www.setasc.mt.gov.br/ser-familia-capacita.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
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