MATO GROSSO
Primeira-dama de MT participa do 3º Encontro de Bombeiras Militares e reafirma compromisso no combate à violência doméstica e feminicídio
MATO GROSSO
Nesta segunda-feira (25.11), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do 3º Encontro Estadual de Bombeiras Militares, que teve o objetivo de fortalecer políticas públicas e criar um espaço para debates sobre mudanças estruturais e normativas. O evento também contou com o primeiro Seminário de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, destacando o compromisso das mulheres dentro e fora da corporação.
Virginia Mendes parabenizou as bombeiras pela iniciativa: “Parabéns às Bombeiras Militares pela criação deste encontro, e foi uma feliz coincidência, porque a data escolhida este ano marca a luta contra a violência doméstica e feminicídio. Como sempre digo, ninguém faz nada sozinho, e ninguém segura uma mulher segura. Que Deus abençoe todas vocês”, afirmou.
Ela também agradeceu o apoio do comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBM-MT), coronel Flávio Glêdson, e do secretário de Segurança Pública do Estado, coronel César Roveri, destacando a parceria nos projetos de segurança pública.
No evento, foram assinados o Procedimento Operacional Padrão para o atendimento de mulheres vítimas de violência, visando um serviço mais humanizado e capacitado pelos bombeiros, e o Protocolo de Combate e Prevenção à Violência contra a Mulher, que orientará as ações do Corpo de Bombeiros em casos de violência, tanto de mulheres civis quanto de bombeiras militares.
O comandante do CBM-MT, Cel. Flávio Glêdson, elogiou a atuação voluntária da primeira-dama. “Gostaria de destacar os programas SER Família, que têm sido fundamentais para apoiar mulheres vítimas de violência”.
Ele também agradeceu pelo apoio da primeira-dama, que inspirou o evento e a implementação dos novos protocolos.
O comandante ainda recordou os títulos conquistados recentemente pela primeira-dama do Estado. “A senhora recebeu os títulos de Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu e Internacional de Inclusão em Abu Dhabi. Seu trabalho voluntário, por meio dos programas que idealizou, tem sido fundamental para incluir pessoas, seja por necessidades de cuidado ou para apoiar mulheres vítimas de violência, que realmente precisam de uma atenção diferenciada”, ressaltou o comandante.
O secretário de Segurança Pública, Cel. César Roveri, ressaltou os avanços da instituição e a importância do evento. “Este seminário se alinha com as ações dos programas SER Família Mulher e MT Por Elas, idealizados pela senhora, e com a criação da Superintendência da Mulher na Setasc e da Coordenadoria de Defesa da Mulher na Polícia Judiciária Civil, em 2023″, disse. Ele também destacou a relevância do Corpo de Bombeiros no acolhimento das mulheres vítimas de violência.


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sintap-MT enaltece atuação dos servidores do INDEA-MT em conquista histórica: Mato Grosso é declarado livre de febre aftosa sem vacinação
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Débora Guerra defende saúde como eixo da sustentabilidade na Amazônia: “A formação médica precisa estar enraizada no território”
-
CUIABÁ2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Delegado matogrossense expôs MC e deu início a movimento que culminou em sua prisão
-
ARTIGOS3 dias atrás
Por que seu cabelo está caindo – e o que fazer a respeito
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Acrismat e AgriHub iniciam Projeto Sementes da Inovação edição suinocultura
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Em meio a preços abusivos, pizzaria de Cuiabá cria campanha de Dia dos Namorados acessível e deliciosa
-
MATO GROSSO1 dia atrás
MCDIA FELIZ: Saiba como comprar os tíquetes antecipados e ajudar a AACCMT