MATO GROSSO
Primeira etapa de programa da Sema irá recuperar 212 hectares de áreas de conservação e parques
MATO GROSSO
O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, ressaltou a importância da recuperação da Bacia do Rio Araguaia, que percorre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará, e enfatizou seu caráter nacional. Ele elogiou o engajamento da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a colaboração com o setor privado para desenvolver um projeto dessa magnitude para o Cerrado.
“É a primeira vez na história do Estado de Mato Grosso que o produtor rural é tratado com respeito e é chamado para participar das discussões do projeto. Tenho certeza que esse acolhimento fará com que, junto com o Governo de Mato Grosso, essa ação seja um sucesso”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
A iniciativa já conta com a adesão de 84 produtores rurais que, ao se integrarem ao programa, contribuem para a restauração de suas propriedades com custos reduzidos, sendo reconhecidos como defensores da sustentabilidade e conservação ambiental.
A recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, que ocupa 36% do território de Mato Grosso e contribui significativamente para o PIB nacional, vai começar com 60 hectares em áreas de conservação e parques urbanos, com o patrocínio da empresa Rumo S/A.
Iniciado em 2019, o programa “Todos pelo Araguaia” nasceu do programa “Juntos Pelo Araguaia”, lançado em conjunto com o Goveeno de Goiás, focado na revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia. A primeira etapa do programa atua em 16 municípios de Goiás e 12 de Mato Grosso, com projetos voltados para a recomposição florestal, conservação do solo e da água, além do enfrentamento às mudanças climáticas.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pontuou que o programa em Mato Grosso adquiriu novas características, alinhando-se a outras iniciativas ambientais do estado, porém mantendo seu objetivo primordial de restaurar a bacia hidrográfica em ambos os estados, unindo conservação e desenvolvimento.
“O programa ganha novos contornos em Mato Grosso, considerando as especificidades de um Estado que compõe a Amazônia Legal e integra iniciativas como o Programa REM MT e PCI – Produzir, Conservar e Incluir. Entretanto, manterá a filosofia e o propósito de origem que é restaurar a Bacia Hidrográfica em ambos os estados. As ações continuarão se somando, levando solução para o campo, unindo conservação e desenvolvimento”, destacou Mauren.
Para mais informações sobre como participar ou investir no programa “Todos pelo Araguaia”, acesse www.juntospeloaraguaia.org.br.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
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