MATO GROSSO
Profissionais do SUS participam de evento em MT sobre estratégias para aumentar cobertura vacinal
MATO GROSSO
Cerca de 70 pessoas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul participam até esta quinta-feira (10.08) de uma oficina em Cuiabá, que visa o aumento da cobertura vacinal do país a partir do microplanejamento das ações de vacinação, com ferramentas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI. A capacitação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Durante a abertura do evento, no auditório do Mato Grosso Palace Hotel, nessa terça-feira (08.08), a coordenadora geral de Incorporação Científica em Imunização do Ministério da Saúde, Ana Catarina de Melo, explicou que o grande objetivo é melhorar a vacinação.
“O microplanejamento é uma estratégia para que possamos identificar quais são as melhores ações de vacinação partindo da realidade local de cada estado e município, considerando que o microplanejamento é feito de baixo para cima. Durante esses três dias, vamos trazer ferramentas para sistematizar as ações de vacinação que são realizadas. Com isso, o município consegue organizar seus trabalhos para um resultado efetivo que colabore para a melhoria das coberturas vacinais, pois esse é o grande objetivo do Ministério da Saúde e dos estados”, diz.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-MT, Alessandra Moraes, a oficina irá se somar às ações já desenvolvidas por Mato Grosso, como o programa Imuniza Mais MT.
“Temos fortalecido as atividades extramuro para qualificar os serviços realizados pelos 141 municípios do Estado para ampliar a cobertura vacinal. A partir da oficina, vamos aprimorar, por meio de planejamentos, as ações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois as UBS vão pensar em estratégias voltadas para o seu território em busca dessa população que não foi alcançada”, avalia.

Créditos: Christiano Antonucci
Desafio comum
Apesar de serem de estados diferentes, os coordenadores de Imunização de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul compartilham do mesmo desafio: alcançar a população que não tem ido aos postos de saúde para vacinar.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado em 2022, os índices de cobertura vacinal do país, que chegaram a 97% em 2015, caíram para 75% em 2020, índice alcançado originalmente em 1987.
“Estamos reunindo pessoas de estados com perfis de trabalho diferentes, cujo desafio se converge para o mesmo caminho, que é aumentar a taxa de imunização. A partir dessa oficina, a expectativa é mudar essa realidade em prol da saúde da população”, acrescenta o coordenador Estadual de Imunização da SES-MT, Marx Rocha Camarão.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização de Mato Grosso do Sul, Ana Paula Rezende, conta que a queda da cobertura vacinal no estado dela se acentuou em 2019 e depois em 2020, 2021 e 2022, com a pandemia pela Covid-19. “Temos vivenciado quedas nas coberturas vacinais, em especial nas vacinas de rotina. Nossa expectativa é de levar uma bagagem de conhecimento para compartilhar com os 79 municípios do nosso estado”, enfatiza a gestora.
Minas Gerais é o estado do Brasil com mais municípios que dependem exclusivamente SUS. São 853 municípios ao todo. Para a coordenadora do Programa de Imunização do Estado, Josiane Gusmão, a SES-MG tem o desafio de trabalhar microplanejamentos que contemplem todas as cidades que, segundo ela, possuem características de imunização diferentes.
“O cenário é grave e é importante desenvolvermos ações para reverter essa situação, porque corremos o risco de voltarmos a conviver com doenças já erradicadas do país e que são imunopreveníveis. Espero que a oficina colabore para que os municípios se organizem de acordo com a realidade local e elevem a qualidade de saúde da população”, ressalta Josiane.
Gleiciane Souza é do Distrito Sanitário Especial Indígena Xingu (DSEI) e atua no município de Canarana, em Mato Grosso. Para ela, a imunização ocorre de forma diferente, considerando a rotatividade dos indígenas e a estrutura da rede de frio.
“A gente não tem uma sala de vacinação estruturada dentro do território indígena. Então levamos as nossas caixas apropriadas para as vacinas que vamos utilizar naquele período. Planejamos para que a vacinação ocorra a cada dois meses para atingir a cobertura vacinal ideal. Eu atuo com planejamento porque divido a região em nove, em razão de termos seis etnias diferentes no DSEI. Por isso, precisamos trabalhar com microplanjenametos. Mas a partir do curso vamos desenvolver os planejamentos com mais segurança e qualidade”, acredita Gleciane.
Programação
Na quarta-feira (09.08), o evento segue das 8h30 às 17h50 com debate sobre como alcançar populações vulneráveis; perspectivas dos Sistemas de Informação do PNI; estimativa populacional; registro de vacina e perspectivas do e-SUS Atenção Primária a Saúde (APS), entre outros temas.
Já na quinta-feira (10.08), a oficina inicia às 8h30 e encerra às 13h50. Durante o dia, serão apresentados o segmento e supervisão do microplanejamento; a avaliação e monitoramento rápido de vacinação e indicadores de avaliação; os próximos passos, tarefas de continuidade da implementação da formação em microplanejamento, além de resultado teste e avaliação do evento.


MATO GROSSO
Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship

Os atletas Allysson Campos (PR) e Adriano Oliveira (MT) conquistaram o cinturão no MT Warriors Championship, o primeiro campeonato de kickboxing 100% profissional de Mato Grosso.
As lutas foram realizadas neste sábado (27), no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, anexo à Arena Pantanal, em Cuiabá.
Allysson venceu por nocaute ainda no primeiro round, enfrentando José Carlos “Carlão”, de Cuiabá, na categoria peso pesado (94,1 kg).
Já na categoria peso cruzador (85,1 kg), Adriano, natural do Acre e morador de Cuiabá, venceu Gabriel Pérola, de Barra do Garças.
Com o Palácio das Artes Marciais lotado e uma estrutura de alto nível, o evento foi marcado por fortes emoções e muita adrenalina, prendendo a atenção do público do início ao fim. Ao todo, foram 11 lutas, incluindo as disputas de cinturão.
“Treinei muito e é muito gratificante poder levar esse cinturão. Só agradeço a Deus e a todos que me apoiaram para chegar até aqui”, ressaltou Allysson Campos.
Adriano Oliveira retornou às competições após oito anos afastado.
“A preparação foi difícil, porque eu estava há 8 anos sem lutar em campeonatos e me desdobrando em dois empregos. Recebi muito apoio para voltar e me dediquei ao máximo para conquistar esse título. A nossa família sabe o que a gente passa, e o meu maior prêmio é ter eles comigo aqui hoje”, destacou Adriano.
Com uma premiação total de R$ 50 mil, a maior já registrada em competições da modalidade no estado, o MT Warriors Championship chega para marcar uma nova era no esporte regional. O evento contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, Queen Fight, Sicredi, Movido Açaí, Ligraf, Prominas, TMF Engenharia e Construções, Visagro, Grupo FG, deputado estadual Beto Dois a Um, e deputado federal Fábio Garcia.
“Com a realização e o ótimo resultado deste evento, mostramos que podemos chegar ainda mais longe e estamos preparados para grandes competições nacionais e internacionais no Palácio das Artes, que foi reinaugurado esta semana já recebendo um campeonato profissional e com estrutura de ponta”, reforçou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa.
Além dos títulos, três dos 11 campeões também garantem vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. Os nomes serão divulgados após avaliação técnica da arbitragem.
“Fizemos questão de valorizar tanto os atletas daqui como os de outros estados, para abrilhantar a competição e elevar o nível de Mato Grosso nessa modalidade. Deu tudo certo e estamos felizes com a repercussão. O empenho dos atletas e a presença do grande público foram essenciais”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
Uma das novidades desta edição foi a estreia da disputa feminina: Ana Clara Montini, do Paraná, enfrentou e venceu Luany Rocha, de Mato Grosso, no card preliminar da categoria peso-pena (até 65 kg).
O MT Warriors Championship tem a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), conferindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.
Confira abaixo os resultados de todas as lutas do 1º MT Warriors:
Peso Leve (60 kg): Leri Yuri X Wellyngton “Coringa” – Vencedor: Wellyngton
Peso Super Leve (69 kg): Otávio da Silva Barreto X Felippe Kenpfer – Vencedor – Fellipe
Peso Super Leve (69 kg): Murilo Galvão X Nathan Breno – vencedor: Murilo
Peso Médio (75 kg): Kallel de França X Paulo Antônio – Vencedor: Paulo Antônio
Peso Meio-Médio (71,8 kg): Lázaro Júnior X Oscar Schmidt – Vencedor: Lázaro
Peso super leve (69,1 kg): Augusto Almeida X Bruno Splenger – Vencedor : Bruno
Peso Combinado (até 78 kg): Rodrigo da Silva X Caio – Vencedor: Caio
Peso Combinado (até 82 kg) : Matheus Gomes X Augusto – Vencedor: Matheus
Peso Cruzador (85,1 kg): Gabriel Pérola de Araújo X Adriano de Oliveira Souza (Cinturão) – Vencedor – Adriano
Peso Pesado (94,1 kg): José Carlos “Carlão” X Allyson Campos (PR) (Cinturão) – Vencedor: Allyson
Feminino Peso Pena (até 65kg): Ana Clara Montini X Luany Rocha – Vencedora: Ana Clara
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Alta valorização aquece mercado imobiliário de Cuiabá e impulsiona empreendimentos em pontos estratégicos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
MT Warriors traz lutas 100% profissionais de kickboxing com entrada gratuita; saiba como retirar o ingresso
-
MATO GROSSO7 dias atrás
CONCEEL-EMT marca presença no CITEENEL 2025, um dos principais eventos do setor elétrico nacional
-
MATO GROSSO4 dias atrás
MT Warriors tem card completo com 12 lutas profissionais de kickboxing e disputa de cinturão neste sábado, em Cuiabá
-
MATO GROSSO23 horas atrás
Estudo revela déficit de 5 milhões de hectares de Reserva Legal no Mato Grosso e alerta para risco de embargos
-
MATO GROSSO9 minutos atrás
Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship