MATO GROSSO
“Programa de bolsas para atletas e técnicos de MT é referência para outros Estados”, afirma secretário
MATO GROSSO
“O Olimpus MT é uma referência no Brasil. Com a reformulação e o apoio do governador Mauro Mendes, o programa cresceu e os secretários de outros estados sempre nos procuram para conhecer nosso projeto, tirar duvidas e replicá-lo em seus estados, porque realmente é o nosso case de sucesso”, afirmou, em entrevista nesta quinta-feira (11.07) para o podcast MT Conectado.
Para o secretário, a convocação da bolsista Lissandra Campos para as Olímpiadas de Paris 2024, divulgada na última semana, é uma das maiores evidências de que os incentivos de promoção e fortalecimento do esporte em Mato Grosso têm dado certo.
“Sabemos o quanto o bolsa atleta foi importante para a Lissandra não sair daqui e seguir para outro estado. Essa vaga para a maior competição esportiva do planeta comprova o quanto que esses investimentos estão sendo assertivos e o quanto o Governo de Mato Grosso está empenhado em oferecer aos nossos atletas as condições para se prepararem e investirem em suas carreiras”, afirmou.
O secretário ressaltou ainda que, com o apoio da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, o paradesporto tem se destacado nacionalmente, e falou sobre os investimentos e avanços significativos no âmbito social e cultural no Estado.
“É muito especial fazer parte de uma gestão que permite que a gente apoie e faça cada jovem ou criança sonhar. A cultura e o esporte têm um poder de transformação muito grande e hoje Mato Grosso vive esse momento e essa ascensão nas duas pastas”, destacou David.
O secretário também pontuou o trabalho da Secel para a continuidade da democratização do acesso à cultura através dos editais. “Nosso objetivo é continuar fazendo com que os recursos cheguem na ponta, democratizando todo esse investimento e abrindo portas e oportunidades para todo mundo que faz a cultura acontecer aqui. Nenhum artista ou atleta talentoso vai ficar de fora”.
David também falou sobre os espaços culturais, preservação do patrimônio histórico e a iniciativa de, em cojunto com a Fundação Itaú Cultural, realizar um estudo sobre o PIB da cultura Mato-grossense.
“Nós temos municípios que são referências em investimentos na cultura e queremos mensurar isso. Cultura não é gasto, é investimento, e temos a certeza que esses dados irão nos comprovar isso. Quando você investe X na cultura, isso volta para o Estado, seja como receita e/ou alavacagem dos nossos talentosos produtores e agentes culturais”.
Na oportunidade, David citou a grandiosidade do complexo Arena Pantanal como um espaço multiuso. Hoje, o local é multieventos e, além das partidas de futebol e grandes competições esportivas em seu entorno, receberá a Casa Cor 2024 e a Copa do Mundo Feminina de 2027.
Para conferir a entrevista completa, comandada pela secretária de Comunicação do Estado, Laice Souza, e a secretária adjunta de Jornalismo, Carol Sanford, clique aqui.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
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