Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Projeto enaltece grupos de siriri, cururu e boi-à-serra de Santo Antônio de Leverger

Publicados

MATO GROSSO


Preservação dos costumes e tradições culturais. Essa é a ideia do Festival de Cultura Popular que visa promover a preservação e manutenção das raízes culturais populares em Santo Antônio de Leverger.

Em duas etapas, a iniciativa contempla grupos tradicionais de siriri, como Arco Iris, Vitória Régia do Pantanal e Siriri de Rua Unidos do Lixá, e de Boi-à-Serra, como Boi Pantaneiro, Boi Lendário e Boi Estrela.

O consultor em Planejamento e Gestão Cultural José Paulo Traven explica que o projeto teve início com oficinas de capacitação em música, direção artística, coreografia, conceito e criação de figurinos, criação de identidade visual e assessoria.

“Promovemos vivências musicais, oficinas de capacitação, assessoria em administração de Organizações Sociais, além da criação e execução de portfólio básico, que inclui a construção de páginas em redes sociais, o que dará ainda mais visibilidade aos grupos”.

Série documental

A segunda fase do projeto é a realização da série documental que registra a história e a memória das manifestações populares, por meio de entrevistas e vivencias. Com o decorrer do projeto, explica José Paulo Traven, os produtores perceberam a necessidade de registrar, além do Siriri e do Boi-à-Serra, mais uma das grandes expressões da cultura popular – o Cururu.

Leia Também:  Sema divulgará primeiras propriedades selecionadas para participar do Juntos pelo Araguaia na próxima quarta-feira (10)

“A partir da ideia de fazer um panorama histórico-cultural, o documentário inclui três episódios e é uma boa pedida para quem quer compreender um pouco melhor cada uma das manifestações culturais seculares – que fundem influências diversas”.

Provisoriamente intitulada “Expressões de Santo Antônio de Leverger”, a série procurou locações que fossem relevantes para os grupos, como informa o cineasta Leo Sant´Ana, responsável pela direção e roteiro. “Decidimos por locais como a Capela da Praia do Poço, onde acontecem muitas das festas de santos – origem e mantenedoras dessas tradições; pátio da Igreja de Santo Antônio e na praça do Teatro de Arena”, conta.

Segundo ele, as gravações envolvem todos os grupos, proporcionando a eles uma grande experiência e estrutura de qualidade, e que irá gerar conteúdo que mostre um pouco das três principais expressões do município”, afirmou Leo, ressaltando que participar de qualquer projeto que tenha como objetivo fomentar e difundir a cultura popular, é sempre um motivo de grande orgulho.

A série será lançada em breve e disponibilizada em plataformas digitais gratuitas. O projeto é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), do Governo de Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e Assembleia Legislativa, por meio de emenda parlamentar indicada pelo deputado Alan Kardec.

Leia Também:  Cuiabá abre segundo semestre com alta de 13% no saldo de novas vagas no mercado de trabalho
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

Publicados

em

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.

Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.

O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.

A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.

Leia Também:  Motoristas podem resgatar pontuação para obter desconto no IPVA 2023

De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.

“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.

Essence Bella Vita

A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Leia Também:  Atividades de mineração mais licenciadas pela Sema-MT são para uso da construção civil

Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.

Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA