MATO GROSSO
“Qualidade dos cursos me fez retornar para novos treinamentos em MT”, afirma bombeiro do Rio Grande do Norte
MATO GROSSO
O segundo-tenente BM conta que seu primeiro curso em Mato Grosso foi realizado entre maio e junho de 2022, no município de Barra do Garças, onde participou do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. Nesta semana, ele retornou ao Estado para participar do 1º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Canino (APH-K9), realizado em Cuiabá entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março.
Além do Rio Grande do Norte, outros oito estados também enviaram representantes para o curso realizado em Mato Grosso. Foram eles o Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso do Sul, que participou com a Polícia Militar, enquanto Mato Grosso contou, também, com servidores do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Batalhão de Operações Especiais, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Operações Especializadas (SOE). Ao todo, 30 bombeiros participaram.
Para o coordenador do curso, capitão Felipe Saboia, do Corpo de Bombeiros de MT, a participação de outros estados reforça que “Mato Grosso está se tornando cada vez mais fonte de conhecimento e gerenciamento de aprendizagem para outras unidades do Brasil”.
Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Canino
Desde a última segunda-feira (27.02), bombeiros militares e agentes de segurança pública participaram de aulas teóricas e práticas para se capacitarem no atendimento pré-hospitalar de cães de busca e resgate durante ocorrências.
O sargento Lucas Berzotti, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, foi um dos instrutores do curso e ressaltou a importância do treinamento e da iniciativa inédita do CBMMT.
“Um curso específico dessa área, realizado para o Corpo de Bombeiros, nunca foi feito até o ponta-pé inicial ter sido dado pelo Governo de Mato Grosso. Viemos dar o apoio com a instrução e percebemos que há também integrantes de outras instituições, o que comprova a importância desse curso para todas as forças de segurança”, afirmou o sargento.
Ao todo, 30 alunos participaram da capacitação, que contou com a realização de um exercício simulado na última quinta-feira (02). Já na sexta-feira foi realizada a formatura dos alunos.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.