Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Queimadas em Mato Grosso disparam em setembro, atingindo níveis históricos

Publicados

MATO GROSSO

Setembro de 2024 encerrou com um aumento de 371% nos focos de calor em Mato Grosso em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foram registrados 19.893 focos, enquanto em 2023 foram apenas 4.219. Desde o início do ano, o estado contabiliza 45.780 focos, o pior cenário de queimadas dos últimos 14 anos, superando até mesmo 2020, ano recorde de incêndios. O mês de setembro concentrou 43,4% desses focos, com mais de 660 focos por dia, representando quase 50% acima da média esperada para o período.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), todos os municípios de Mato Grosso registraram ao menos um foco de incêndio em 2024, com destaque para Cáceres e Peixoto de Azevedo, que acumulam mais de 1.100 focos cada apenas em setembro. No acumulado do ano, Colniza lidera com 2.460 focos e ocupa a nona posição no ranking nacional de queimadas, sendo uma das cidades mais afetadas no bioma Amazônia, que sofreu os maiores impactos no estado.

Leia Também:  Operação Rota do Sertão desarticula organização criminosa que transportava droga e madeira ilegal em veículos clonados

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  Força Tática apreende quinze quilos de drogas, quase 500 munições e prende suspeito por tráfico

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA