MATO GROSSO
Reconstrução de asfalto na MT-170 melhora acesso à região que possui maior caverna do Estado
MATO GROSSO
Caverna do Jabuti é aberta à visitação guiada – Foto: Prefeitura de Curvelândia
Tombada como patrimônio histórico em 2014, a caverna tem 4 km de extensão e, segundo pesquisadores, possui mais de 600 milhões de anos. O monumento natural fica na Serra Padre Inácio e conta com 860,51 metros de galerias mapeadas.![]()
Asfalto melhorou acesso até o município – Foto: Christiano Antonucci/ Secom – MT
Ao todo foram asfaltados 100 km entre o Distrito de Caramujo, em Cáceres, e o município de Salto do Céu, passando por Curvelândia. A obra na MT-170, antiga BR-174, interligando os municípios de Curvelândia, Lambari d’ Oeste, Rio Branco e Salto do Céu, foi entregue pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em 2022.
“As pessoas estão visitando. Tem guias de turismo. O local está caminhando e a nossa expectativa é melhorar cada dia mais, ainda mais com esse asfalto que facilita o acesso”, afirmou o prefeito do município, Jadilson Alves de Souza.
Curvelândia também atrai turistas de várias partes do Estado no Festival do Queijo, que é realizado anualmente e tem como destaque o maior queijo frescal do mundo, com mais de 2 mil kg.![]()
Trecho que antes estava intrafegável agora está com asfalto – Foto: Christiano Antonucci/ Secom – MT
Antes da obra do Governo do Estado na rodovia, acidentes fatais eram registrados com frequência na região. O trecho costumava alagar na época das chuvas por causa de lagoas que ficam às margens da via, representando risco a quem circulava pela região. Já no período de seca havia muita poeira.
“É uma obra de grande importância e que era esperada por toda a população da região. Tinha um trecho que estava com problema e há muitos anos já não tinha asfalto. Eram registrados muitos acidentes com mortes e agora, com o asfalto recuperado pelo Governo, temos mais segurança”, destacou.![]()
Asfalto trouxe segurança para quem trafega pela região – Foto: Christiano Antonucci/ Secom – MT
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.