Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sarau Literomusical 100+1 reúne artistas de Poxoréu na Academia Mato-grossense de Letras nesta quarta-feira (21)

Publicados

MATO GROSSO

O Sarau Líteromusical 100+1 traz poesia, catira e roda de viola no encontro ‘Raízes & Letras’, que reúne uma comitiva de artistas de Poxoréu, nesta quarta-feira (21.06). Realizado pela Academia Mato-Grossense de Letras (AML) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento de literatura, dança e música está em sua 6ª edição.

“Estamos trazendo para a Academia um grupo de 15 artistas de Poxoréu, que têm o que mostrar e sabem como fazê-lo. A entrada é gratuita e o sarau é aberto a todos. É uma oportunidade para o público conhecer mais sobre as artes que nascem e habitam a famosa cidade mato-grossense “, destaca Sueli Batista, presidente da AML.

As atividades começam no período vespertino, a partir das 15h, estendendo-se até a noite, por volta das 21h.

O poeta, escritor e compositor poxorense, Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, abre a programação com a oficina de poesia ‘A arte de declamar’. Às 17h acontece o talk-show ‘Papo Cabeça’, em que Gaudêncio acompanha as declamadoras de poesia Geovana Gomes Xavier, de 16 anos, e Gabrielly Macêdo Cardoso, de 14 anos, também naturais de Poxoréu.

Leia Também:  Secretaria de Segurança Pública forma 60 novos policiais penais para atuarem em unidades do interior

A partir das 19h30, o grupo ‘Os Diamantes’ faz apresentações de catira, dança popular coletiva do folclore brasileiro, também chamada de cateretê. Composto por oito catireiros, o grupo criado em 2015 remete, em seu nome, à história do município, marcado pelos achados diamantíferos.

Em seguida, as duplas de violeiros, Ferreirinha e Joari e Pâmella Viola e Karoline, apresentam a musicalidade da cultura caipira tradicional. Por meio dos talentos das duplas poxorenses, a roda de viola mostra um pouco da expressão cultural do município que realiza o maior Encontro de Violeiros do Brasil.

Com entrada gratuita, o Sarau Líteromusical 100+1 é realizado na sede da AML, localizada Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá. O evento pode ser acompanhado presencialmente ou pelo canal de youtube da Academia Mato-grossense de Letras (aqui).

Somente a participação na oficina ‘A arte de declamar’ requer inscrição prévia, que deve ser feita pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva), via WhatsApp.

Leia Também:  Sema faz 99 operações e aplica mais de R$ 300 milhões em multas no primeiro trimestre

SERVIÇO
6º Sarau Literomusical 100+1 – Raízes & Letras

Data: Quarta-feira (21.06)
Horário: Das 15h às 21h
Local: Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869 – Cuiabá/MT
Evento gratuito

(Com informaçoes da assessoria Academia Mato-Grossense de Letras)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Sema faz 99 operações e aplica mais de R$ 300 milhões em multas no primeiro trimestre

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Secretaria de Segurança Pública forma 60 novos policiais penais para atuarem em unidades do interior

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA