Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secel abre inscrições para o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

O 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto de 2023, em Várzea Grande, com especialistas de todo o país para debater e capacitar os participantes sobre os desafios, rumos e diferentes realidades dessas instituições públicas. A entrada será gratuita.

As inscrições estão abertas pela internet para estudantes e trabalhadores da educação e de bibliotecas públicas de todo Estado, e pessoas interessadas no tema.

Tanto as palestras quanto as formações serão conduzidas por profissionais reconhecidos no país. Entre as presenças confirmadas estão a do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba; do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro, e outros representantes de instituições de biblioteconomia e pesquisadores sobre o tema, além do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Neves, e do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.

Durante o evento, os participantes tomarão conhecimento sobre a implantação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (Lei 11.820/2022), que é coordenado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado à Secel-MT. Além disso, haverá capacitação dos agentes de bibliotecas sobre implantação dos planos nos municípios, e apresentação dos planos municipais de Juína, Sapezal, Jaciara e Barra do Bugres.

Leia Também:  Desafios para o segundo semestre

A programação inclui outros temas como novos produtos e serviços, curadoria digital em bibliotecas públicas, sustentabilidade dos sistemas de bibliotecas públicas, inclusão e acessibilidade.

“As bibliotecas são instituições vivas, com o importante papel social de proporcionar conhecimento, lazer e convivência nas comunidades onde estão inseridas. Este evento é importante para apresentarmos à sociedade um pouco das nossas ações e avanços nas políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas. Temos o Plano Estadual, o Sistema Estadual de Bibliotecas, o edital de Literatura e a maior biblioteca pública de Mato Grosso, a Estevão de Mendonça. Além disso, é uma oportunidade para conhecer novas realidades, trocar experiências e refletir sobre novos rumos”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Neves.

O Fórum é realizado todos os anos pela Secel. Nesta edição, é feito em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande. O evento será no Hotel Hitz Pantanal, no Jardim Aeroporto, das 8h às 18h.

As inscrições podem ser feitas até 21 de agosto pela internet.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Governador assina convênio para construção de escola estadual em Primavera do Leste

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA