Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secel divulga calendário dos Jogos Escolares e Estudantis de 2023

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) divulgou o calendário oficial dos Jogos Escolares e os Jogos Estudantis Mato-grossenses em 2023. De abril a junho, 10 municípios sediam as fases regionais e, em julho, outros três recebem as etapas estaduais. 

“Agradecemos aos municípios que se interessaram em sediar as competições, e ficamos honrados pela grande procura, pois mostra a credibilidade da Secel perante os gestores municipais. Vamos juntos realizar da melhor forma a programação desses importantes eventos que fortalecem e movimentam o esporte por todo o Estado, envolvendo escolas, municípios e comunidade”, expõe o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.

Nas fases regionais, os Jogos Escolares e Estudantis envolvem todas as regiões do Estado e serão realizadas nos municípios de Alta Floresta, Arenápolis, Juara, Pontes e Lacerda, Cáceres, Vila Rica, Nova Xavantina, Sinop, Alto Garças e Primavera do Leste. Escolas e seleções municipais disputam as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

As equipes campeãs em suas respectivas regiões avançam para a etapa estadual de cada faixa etária. As disputas estaduais dos Jogos Escolares, que reúnem estudantes de 12 a 14 anos, ocorrem 01 a 07 de julho, em Lucas do Rio Verde. Já os títulos estaduais dos Jogos Estudantis de Seleções, envolvendo estudantes de 15 a 17 anos, serão disputados de 21 a 27 de julho, em Água Boa.

Leia Também:  SES abre processo seletivo para especialistas da área da saúde

Para as modalidades individuais, o evento volta a unificar os Jogos Escolares e os Jogos Estudantis e já começa na fase estadual, que será realizada em Várzea Grande, de 13 a 16 de julho. Nesse período, os estudantes competem nas provas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais representarão Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Organizados Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Estudantis serão sediados em Ribeirão Preto (SP), de 2 a 17 de setembro. Os Jogos Escolares, que são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), ocorrem no mês de novembro, em local a definir.

Para participar dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis, cada município deve inscrever suas equipes e atletas. Os regulamentos geral e específicos das competições, bem como as fichas de inscrição, estarão disponíveis no site da Secel a partir do dia 10  de março.

Confira aqui o calendário.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Vereador Chico 2000 vai intermediar reunião entre estudantes e prefeitura

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Médica pode assumir Secretaria de Saúde na gestão de Abílio Brunini em Cuiabá

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA