MATO GROSSO
Secel divulga resultado preliminar da seleção dos projetos inscritos no edital Viver Cultura
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) publicou nesta quarta-feira (18) o resultado preliminar da fase de seleção do edital Viver Cultura. Ao todo, 1242 projetos culturais foram inscritos e 266 selecionados. O Governo de Mato Grosso está investindo R$ 10 milhões no edital para contemplar diversos projetos de música, dança, teatro, circo, culturas indígenas, ribeirinhas e de matrizes africanas, entre outros.
O prazo para entrar com recurso encerra nesta sexta-feira (20). Quem desejar recorrer deve utilizar o modelo de termo de interposição de recurso (Anexo IX), disponível no site da Secel. Conforme o item 9.8 do edital, todos os campos precisam ser preenchidos e o documento deve ser enviado pelo endereço de e-mail do proponente, que foi indicado na inscrição, para o e-mail viver.cultura@secel.mt.gov.br ou protocolado na sede da Secel.
A publicação do resultado final da fase de seleção está prevista para o dia 3 de fevereiro.
Viver Cultura
O edital tem o objetivo de fomentar a criação e o desenvolvimento de experiências artístico-culturais, práticas, vivências culturais, ações formativas, atividades de livre demanda, circulação, festivais, mostras e exposições, que se relacionem de maneira direta com o setor produtivo da cultura.
As propostas selecionadas estão distribuídas nas categorias: criação e desenvolvimento, ações formativas, práticas e vivências culturais, cultura da infância e/ou pessoa idosa, e circulação, manutenção, mostras, exposições e festivais.
Serviço
Resultado preliminar da fase de seleção do edital Viver Cultura
Prazo para recurso: até 20 de janeiro de 2023
Acesso ao edital, anexos e resultados: www.secel.mt.gov.br/editais
Informações no e-mail viver.cultura@secel.mt.gov.br ou nos telefones (65) 3613-0233 / 3613-0245
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.