MATO GROSSO
Secel divulga resultado preliminar do edital MT Criativo
MATO GROSSO
O resultado preliminar do edital MT Criativo está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Foram selecionadas 40 propostas divididas entre os segmentos mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais, totalizando R$ 2 milhões de investimento. A seleção pública entra, agora, na fase de recursos.
“Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil para iniciar ou impulsionar seu negócio. É mais uma importante iniciativa do Governo do Estado para o crescimento da economia criativa em Mato Grosso. Fica aqui meu agradecimento ao governador Mauro Mendes e a todos os servidores da Secel, que nunca medem esforços para levar cultura a todos os cantos do Estado”, celebra o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.
Chamado também de Starter por conceituar a arrancada e o impulsionamento de empreendedores, o edital abrange o setor de economia criativa como um todo. Dentre os selecionados estão projetos de loja colaborativa, de clube de livro, de turismo rural, de ambiente virtual de aprendizagem, e outros.
Com a previsão de descentralizar o financiamento público por todo o Estado, o resultado dessa fase preliminar contempla 18 projetos da região metropolitana e 22 do interior de Mato Grosso. Em nota técnica publicada no site, a comissão de seleção explica os remanejamentos que precisaram ser feitos dentro desse critério.
Para a seleção, foram considerados critérios de qualificação, que incluíram grau de inovação, potencial de mercado e promoção da diversidade cultural de Mato Grosso. A pontuação no processo de análise levou em conta ainda condições socioeconômicas e sociais dos proponentes dos projetos.
O prazo para apresentação de recurso dessa fase de seleção vai até sexta-feira (11.03). Para isso, o interessado deve preencher e assinar o Anexo IV do Edital, e enviar ao e-mail edital.mtcriativo@secel.mt.gov.br
A homologação do resultado final do edital MT Criativo será divulgada na próxima terça-feira (15.03).
Editais de economia criativa
Além do edital MT Criativo, o Governo do Estado, por meio da Secel, promove outros dois editais para fomentar a economia criativa em Mato Grosso. As três seleções totalizam R$ 5,7 milhões de investimento.
O edital Jogos Eletrônicos – Game selecionou 10 projetos de desenvolvimento e produção de jogos eletrônicos com temas livres e educacionais. O valor investido é R$ 700 mil. Confira AQUI o resultado final – que foi publicado em fevereiro.
Já o edital que contempla o setor audiovisual dispõe de R$ 3 milhões em investimento. Também chamada de Cine Motion, a seleção pública vai financiar 34 projetos, divididos nas categorias: curta-metragem, videoclipe, videodança e videoarte. O resultado da análise técnica será divulgado no dia 1º de abril.
O resultado e demais documentos do edital MT Criativo estão disponíveis AQUI.


MATO GROSSO
Rondonópolis lidera vendas de Big Mac e fortalece apoio à AACCMT

O município de Rondonópolis (MT) se destacou no último McDia Feliz, realizado no dia 23 de agosto de 2025, ao conquistar o primeiro lugar no ranking de vendas de Big Macs entre todas as cidades participantes da campanha em Mato Grosso.
Toda a renda da venda dos lanches será revertida para a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT), que atua no apoio a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, além de oferecer suporte às famílias.
Nesta quinta-feira (04), a primeira-dama de Rondonópolis, Alessandra Ferreira, esteve em Cuiabá para visitar a instituição e montar um Big Mac em uma das lojas, como forma de agradecimento ao reconhecimento pelas vendas.
Em Mato Grosso, também fizeram parte da campanha os municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Diamantino e São José do Rio Claro.
“A solidariedade dos moradores foi essencial para esse resultado. É emocionante ver como a cidade se uniu por uma causa tão importante. Cada Big Mac vendido representa esperança e cuidado para centenas de crianças”, afirmou a primeira-dama.
A instituição hospeda gratuitamente crianças com câncer e um acompanhante. Entre os atendidos, estão assistidos que residem no interior de Mato Grosso, em outros Estados, de área indígena e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Conforme último levantamento da diretoria, em 26 anos a AACCMT acompanhou mais de 800 assistidos e realizou 22 mil atendimentos.
“Cada sanduíche vendido representa mais esperança, mais cuidado e mais apoio às crianças e adolescentes atendidos pela AACCMT. Agradecemos imensamente a todos que participaram, voluntários, parceiros, empresas e, principalmente, a população que abraçou essa causa com tanto carinho”, destacou Perolina Cezar, coordenadora da campanha McDia Feliz na AACCMT.
Sobre o McDia Feliz
A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer.
Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação. Desde sua primeira edição, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO2 dias atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
-
MATO GROSSO2 horas atrás
Primeiro campeonato 100% profissional de kickboxing estreia com estrutura de alto nível em MT
-
MATO GROSSO2 horas atrás
Rondonópolis lidera vendas de Big Mac e fortalece apoio à AACCMT