MATO GROSSO
Secel realiza 11ª Maratona de Negócios Criativos da Música
MATO GROSSO
A proposta da Maratona é impulsionar os agentes que compõe a cadeia produtiva da música por meio da formação. “Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento do ecossistema da música, impactar os setores que fazem parte dessa cadeia produtiva, melhorar a capacidade técnica, gestão de carreiras, mídias sociais, marca, fomentar a criação e efetivação dos negócios da música”, pontua a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura.
Confira a programação:
-“Branding” com Claudio Cordeiro: a proposta dessa consultoria é auxiliar na criação e/ou desenvolvimento de uma marca que seja coerente e alinhada com o perfil artístico e que auxiliará no desenvolvimento da carreira do artista. Cláudio Cordeiro é publicitário, jornalista, advogado, especialista em branding, marketing político e eleitoral, presidente do SINAPRO-MT (Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso) e CEO da Agência Gonçalves Cordeiro.
-“Mídias Sociais como Ferramenta de Marketing” com Gabriella Medrado: as mídias sociais são uma das mais poderosas ferramentas de marketing disponíveis atualmente, diante disso essa consultoria se propõe a auxiliar na criação de uma estratégia eficaz para utilização das mídias sociais para potencializar a marca e contribuir com o desenvolvimento da carreira do artista. Gabriella Medrado é publicitária, produtora fonográfica, pós-graduada em Music Business e Gestão Estratégica, especializada nos mercados de música eletrônica e pop.
-“Portfólio” com Patricktor4: o portfólio é um dispositivo que apresenta, de modo sucinto, a produção desenvolvida por um artista ou grupo de artistas em um determinado período de tempo. A proposta dessa consultoria é auxiliar o artista na criação de um portfólio que valorize o trabalho, além de ajudar a encontrar oportunidades no mercado. Patrick Torquato possui uma carreira extensa. Radialista, diretor de rádio, e foi da direção nacional da Associação das Rádios Públicas do Brasil. Foi gerente de música da SECULT da Prefeitura do Recife. Atualmente é conselheiro/curador da Semana Internacional da Música de São Paulo SIM/SP e contribui com a direção artística das ações nacionais da cervejaria Devassa. Trabalha ainda com diversos artistas e bandas basileiras. Performando como DJ, já fez turnês pelo Brasil e pelo mundo – tocando em festivais na Europa, Américas, Ásia e África.
-“Produção de Eventos Online” com Renata Almeida: o mercado da música tem se desenvolvido muito nos últimos anos, com muitas oportunidades para os artistas participarem de ações de distribuição online e presencial. A proposta da consultoria é auxiliar o artista na compreensão de como funciona a produção de turnê, circulação e participação em eventos presenciais e online, bem como a encontrar oportunidades no mercado para o desenvolvimento da carreira. Renata Almeida atua na criação e elaboração de projetos culturais e coleciona trabalhos importantes em seu portfólio. É Líder de Produto Criativo na Loggia, é uma das coordenadoras do movimento Salve a Graxa BH, responsável pela produção artística da Do Brasil Live e gerencia a carreira do rapper Das Quebradas.
-Palestra “Colaboração Criativa na Música” com Evandro Fióti: no formato bate papo e com a mediação de Patricktor4, a palestra tem como objetivo explorar as diferentes formas de colaboração que os músicos podem adotar para criar músicas originais e inovadoras. Evandro Fióti é CEO e co-fundador da Laboratório Fantasma. Seja no agenciamento artístico, nos desfiles de moda da LAB, nas palestras que participa ou com o microfone em cima do palco, Fióti se consolida como uma das principais referências do meio.
-Oficina “Desenvolvimento e Gestão de Carreiras” com Patricktor4: a oficina foi projetada para ajudar artistas a construir uma carreira bem-sucedida e sustentável no mercado musical, independente do segmento de atuação. Serão apresentadas estratégias práticas para criar e manter uma marca forte, identificar e aproveitar oportunidades de carreira, gerir finanças, pessoas e muito mais.
-Oficina “Distribuição no Mundo Digital” com Gabriella Medrado: a oficina vai explorar as principais estratégias e melhores práticas para distribuição da música no ambiente digital, principais serviços de distribuição, como escolher a melhor opção para a sua música, como maximizar a visibilidade nas plataformas de streaming, e como monetizar a música. Além disso, serão abordadas as tendências atuais, o impacto da inteligência artificial e muito mais.
Serviço | 11ª Maratona de Negócios Criativos da Música
Data: De 03 a 05 de abril
Inscrições no Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/matogrossocriativo
Informações pelo telefone (65) 3613 0240 ou e-mail mtcriativo@secel.mt.gov.br
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO8 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO10 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO7 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura