Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seciteci divulga trabalhos vencedores da 19ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicados

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), divulgou os trabalhos vencedores da XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), realizada de 18 a 20 de outubro, na Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Com o tema “Lançando Jovens Talentos da Escola para o Mundo”, o evento reuniu 43 trabalhos de escolas da rede pública e privada de ensino de todo o Estado.

Foram premiados os nove projetos com melhor pontuação nas categorias Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Cada um dos alunos participantes dos projetos foi premiado com um smarthphone e um óculos de realidade virtual.

Os três projetos da categoria Ensino Médio e Técnico com maior pontuação na avaliação também foram indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace/Usp).

Já a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) premiou os 20 projetos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, melhor selecionados na avaliação, com 20 bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ). As bolsas terão a duração de até 12 meses.

Leia Também:  Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

O Instituto Farmun, parceiro do evento, também premiou o projeto com a melhor pontuação na Categoria Agro, sendo: um notebook para o aluno premiado; R$ 25 mil para projeto na escola; um curso de capacitação para o professor orientador, e um curso na área de gestão para o diretor da escola.

O evento trouxe a importância da difusão da ciência no ambiente escolar. Os alunos foram desafiados a desenvolver ideias e soluções nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Economia Criativa. As soluções devem ser capazes de dinamizar as relações econômicas na busca pela superação das desigualdades regionais.

Mais de 5 mil pessoas participaram das atividades que envolveram a XIV Mostra Estadual. Experimentos de escolas e universidades, palestras, jogos, oficinas e outras atividades de popularização da ciência foram destaques do evento.

Considerada o maior evento de popularização da ciência de Mato Grosso, a Mostra fez parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Seciteci, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Parque Tecnológico, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Farmun, Museu Dom Aquino, Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), a startup Estuda.com e a Supergeeks Escola de Robótica.

Leia Também:  VÍDEO: Governo de Mato Grosso, reconhece a importância do "Circuito Aprosoja" para melhorar a imagem do agronegócio perante a sociedade e como contribuição da melhoria da produção no campo.

CONFIRA AQUI A LISTA DOS PREMIADOS NA MECTI

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Governo colocou repasses em dia e pagou R$ 1,2 bilhão para a Saúde dos 141 municípios

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA