Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seciteci promove colônia de férias com oficinas gratuitas de ciências e robótica

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza uma programação de atividades gratuitas e abertas ao público em geral como parte do projeto colônia de férias do Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso – MT Ciências. A iniciativa ocorrerá no Museu de História Natural, em Cuiabá, entre 11 e 15 de dezembro.

Os visitantes poderão conferir, entre 8h e 17h, o planetário digital, óculos de realidade virtual, jogos 3D e outros experimentos científicos.

Também serão ofertadas oficinas que buscam estimular a criatividade dos alunos na solução de problemas. Com a duração de duas horas, cada tema será abordado em turmas de 20 alunos. A idade mínima para participar é de sete anos. Para menores de idade, é obrigatória a presença de um responsável durante as atividades.

Este é o segundo ano que a Seciteci participa do projeto Colônia de Férias. Nesta edição, a parceria ocorre com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Instituto Ecoss e Museu de História Natural de Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, a ação busca proporcionar um ambiente de aprendizado, diversão e descoberta para crianças e jovens durante o final deste ano letivo.

Leia Também:  VÍDEO: Motorista de caminhão de lixo fica preso às ferragens após acidente em Várzea Grande

“Com atividades científicas lúdicas e interativas, queremos estimular a curiosidade e o gosto pelo conhecimento, mostrando que aprender pode ser divertido. É uma oportunidade única para continuar crescendo, explorando e se conectando com o universo da ciência, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e intelectual mesmo fora da sala de aula”, completou Marcos.

Para participar das oficinas é necessário realizar um agendamento até o dia das atividades através de formulário online (Acesse Aqui). Não é necessária inscrição para visitar as demais atrações.

 

Confira a programação das oficinas disponíveis para agendamento

 

11/12 (Quarta-feira)

08:00 às 10:00 – Câmara escura – Professora Liziê

14:00 às 16:00 – Foguete de ar comprimido – Professor Heraldo

 

12/12 (Quinta-feira)

08:00 às 10:00 – Disco de Newton – Professor Cleyton

14:00 às 16:00 – Robótica criativa – Professora Sophia

 

13/12 (Sexta-feira)

08:00 às 10:00 – Robótica criativa – Professora Liziê

14:00 às 16:00 – Câmara escura – Professora Sophia

 

 

Conteúdos a serem trabalhados

 

– Robótica Criativa

Leia Também:  Prefeito autoriza início da construção do novo Mercado Municipal Miguel Sutil e revitalização do Centro Histórico; Veja o novo conceito

Conteúdos/temas: Robótica, mecânica, eletrônica, criatividade e solução de problemas.

Objetivo específico: Estimular a criatividade dos alunos na solução de problemas.

– Oficina: Foguetes de papel

 

 

Conteúdos/temas: Geometria, conceitos de massa, leis da física clássica, lei de ação e reação, aerodinâmica.

Objetivo específico: Demonstrar conceitos físicos e matemáticos de forma prática e estimular o interesse dos alunos em participar da competição brasileira de foguetes.

– Oficina: Câmara Escura

 

Conteúdos/temas: Propagação da luz, formação de imagens, funcionamento da máquina fotográfica e do olho humano.

Objetivo específico: Promover a compreensão dos princípios básicos da formação de imagens através da construção e experimentação prática com uma câmara escura, conectando conceitos de óptica, física e história da fotografia com aplicações práticas e criativas

 

– Oficina: Disco de Newton

Conteúdos/temas: Conceitos de óptica, espectro de cores, percepção visual e história da ciência, conectando física, arte e criatividade de forma prática e interdisciplinar.

Objetivo específico: Demonstrar, de forma prática, o princípio da composição da luz branca a partir da mistura das cores do espectro visível, conforme descrito por Isaac Newton

 

*Sob supervisão de Téo Meneses

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

Publicados

em

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

Leia Também:  Governo libera volume recorde de crédito a empreendedores mato-grossenses em 2023

O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA