MATO GROSSO
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza Dia D do Outubro Rosa neste sábado (19)
MATO GROSSO
Neste sábado (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove o Dia D da campanha Outubro Rosa, com uma programação especial em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. O objetivo da campanha é conscientizar e prevenir o câncer de mama e o câncer do colo do útero, oferecendo uma variedade de serviços específicos para a saúde da mulher. As unidades são
Entre as atividades programadas, estão incluídas consultas médicas disponíveis com encaminhamentos para mamografia, café da manhã, rodas de conversa, palestras educativas e vacinação, entre outros serviços. A mobilização ocorrerá em UBS de todas as regiões da cidade, com exceção de algumas unidades específicas.
Unidades participantes:
Regional Leste: Todas as unidades, exceto USF Dr. Fábio I e II e USF Planalto.
Regional Oeste: USF Cidade Alta, USF Jardim Independência, USF Despraiado I e II, USF Novo Terceiro, USF Alvorada, USF Ribeirão da Ponte, USF Sucuri, USF Santa Amália / Jardim Araçá, USF Santa Isabel I e II, USF Ribeirão do Lipa, USF Novo Colorado e USF Cidade Verde.
Regional Norte: USF Três Barras / Umuarama, USF Ilza Picolli, USF Paiaguás, USF Jardim Vitória I, II e III, USF Novo Paraíso I e II, USF Ouro Fino / Serra Dourada, USF 1º de Março / João Bosco Pinheiro, USF CPA 3, USF CPA 4.
Regional Sul: USF Jardim Fortaleza / Santa Laura, USF Santa Terezinha, USF Liberdade / Osmar Cabral, USF Pedra 90 I, II e III, USF Parque Cuiabá, USF Nova Esperança, USF São Gonçalo, USF Tijucal, USF São João Del Rey / Novo Millenium.
Além do Dia D, outras ações da campanha estão programadas para o restante do mês de outubro em diferentes unidades:
-USF Residencial Coxipó III: No dia 26/10, das 7h30 às 15h30, com consultas médicas, coleta de CCO, rodas de conversa, sorteio de brindes, vacinação e café da manhã.
-USF Rio dos Peixes (extensão Barreiro Branco): No dia 26/10, das 7h às 16h, oferecendo coffee break, palestras sobre saúde da mulher, atividades lúdicas, orientações e coleta de CCO agendados.
-USF Pedra 90 V e VI: No dia 26/10, das 8h às 16h, com coleta de CCO, solicitações de mamografia, vacinação, conversa educativa sobre prevenção, avaliação bucal e entrega de kits de saúde bucal.
-USF Sucuri: No dia 26/10, das 8h às 16h, com palestra, coleta de CCO, vacinação e consulta médica.
-USF Coxipó do Ouro: Durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, haverá mutirão com agenda aberta, incluindo testes rápidos de ISTs.
MATO GROSSO
MT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
Cinco empreendimentos reconhecidos pela pegada inovadora alinhada à bioeconomia em Mato Grosso foram selecionados para a fase de capacitação do programa Inova Amazônia Global Edition. O resultado preliminar do Edital nº 01/2025, fruto de uma cooperação entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reflete o esforço para internacionalização de soluções sustentáveis oriundas da Amazônia Legal.
O foco central do projeto é a bioeconomia, setor que utiliza recursos biológicos renováveis para gerar produtos e serviços. O gestor do Programa Inova Biomas, Rafael Mendes, reforça a importância desse movimento para a região. “A bioeconomia é o motor que permite manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, gerar riqueza e desenvolvimento social. O Inova Amazônia Global Edition atua como ponte para que essas inovações locais ganhem o mundo com competitividade e sustentabilidade”.
No estado, as empresas que avançam no processo são: Brasteca Agroflorestal Ltda, Conecta Saber, Natureza Raiz (cosméticos naturais e veganos), Origem Compostagem e Tugani.
Para a proprietária da Origem Compostagem, Yasmin Fonseca, a aprovação acelera a estratégia de expansão do empreendimento, que já possuía um plano de internacionalização há quase dois anos. “Acredito que, com a capacitação, vamos fortalecer nossa governança, aprimorar a estratégia comercial e acessar o mercado internacional por meio de ajustes de documentação. Nosso foco será gerar impacto positivo e mensurável, além de ampliar nossa área de atuação”, destaca a empresária.
Yasmin explica que a empresa equilibra inovação e preservação ao aplicar processos biológicos controlados, que transformam resíduos orgânicos urbanos rastreáveis em insumos agrícolas de alta qualidade, com métricas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Segundo ela, o material produzido apresenta potencial para recuperar biomas sem descaracterizá-los. Essa abordagem assegura que o negócio reúna valor econômico, impacto ambiental positivo e a credibilidade necessária para iniciar no competitivo mercado externo.
A iniciativa busca fortalecer o ecossistema de inovação ao oferecer suporte técnico e estratégico para que esse perfil de negócio alcance novos mercados globais. De acordo com o cronograma retificado, a capacitação ocorrerá entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2026. Durante o período, os empreendedores terão acesso a ferramentas para aprimorar seus modelos de negócio, garantindo que a exploração dos recursos naturais ocorra de forma ética, rentável e tecnologicamente avançada.
Além do destaque mato-grossense, o edital contemplou dezenas de empresas dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, o que evidencia a força da biodiversidade regional. Com a divulgação do resultado preliminar, abre-se agora o prazo para interposição de recursos. O resultado final está programado para a próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, quando será consolidado o grupo de empresas que levará o DNA da inovação brasileira ao cenário internacional.