MATO GROSSO
Sedec cadastra artesãos em Vila Bela da Santíssima Trindade
MATO GROSSO
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) cadastrou 26 artesãos de Vila Bela da Santíssima Trindade no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A ação está inserida na programação da Sedec durante a mudança simbólica do governo estadaul para o município, que segue neste sábado (19), data em que se comemora oficialmente os 254 anos do município.
Os artesãos do município estão expondo seus trabalhos durante a celebração, em um estande na praça principal, onde estão concentradas as festividades.
Com o cadastro, os profissionais receberão a carteirinha do artesão, que é gratuita e possibilita diversos benefícios como a regularização da profissão, isenção de emissão de nota fiscal de venda, aposentadoria junto ao INSS, seguridade em caso de acidente, acesso a crédito bancário e participação em feiras, entre outros.
Até então o município contava com apenas quatro artesãos cadastrados no programa. “Recebemos da prefeitura a informação de que em Vila Bela existiam muitos artesãos não cadastrados, por isso incorporamos esta ação na nossa programação, na cidade, e pudemos conhecer de perto o potencial em artesanato que o munícipio possui, que vai muito além da tradicional bebida artesanal Canjinjin”, explicou o secretário adjunto de Empreendedorismo da Sedec, Leopoldo Mendonça.
Trabalhando com artesanato em argila em Vila Bela há 15 anos, a artesã Ivany da Cruz não sabia da existência do cadastro e não perdeu a oportunidade de se inscrever. “Gostei de saber que por meio do programa posso participar de feiras de artesanato e expor meu trabalho no país inteiro”.
A artesã e coordenadora de artesanato da comunidade indígena dos Chiquitanos, Feliciana Maconho Paz, produz acessórios como bolsas e bijuterias com sementes, coco e folhas de bananeira. Ela conta que na comunidade existem cerca de 150 famílias e que a maioria vive do artesanato. “Nosso artesanato é muito rico, com peças produzidas com materiais da terra e queremos muito levar isso para fora de Vila Bela, para que todos possam conhecer”.
Com o cadastro realizado os artesãos receberão a carteirinha em casa, via Correios, nas próximas semanas.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).
O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.
Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.
“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.
CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO
CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)
Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)
Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)
Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)
CARD PRINCIPAL
Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)
Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)
Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)
Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)
Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)
-
MATO GROSSO2 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO2 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO2 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO1 dia atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO1 dia atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO8 horas atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo