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Sedec divulga lista de influenciadores selecionados para promover a FIT Pantanal

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A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) divulgou, nesta quarta-feira (22.05), o resultado da seleção de 16 influenciadores escolhidos para realizar a divulgação da Feira Internacional de Turismo (FIT Pantanal) 2024.

A seleção foi realizada pela comissão formada por membros da Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec e da Fecomércio. Os escolhidos, conforme os critérios exigidos, irão promover o evento em suas redes sociais.

A contratação dos influenciadores se restringiu aos influenciadores residentes em Mato Grosso, abrangendo os quatro polos: Amazônia, Pantanal, Cerrado e Araguaia.

Os critérios de seleção exigiam que os candidatos tenham ao menos 10 mil seguidores na rede social inscrita (YouTube, Instagram, Facebook e Tik Tok) e desenvolvam conteúdo relacionado a turismo (viagem, lifestyle, restaurantes, rotas de cachoeiras, hospedagem), tenham público misto, entre homens e mulheres de todas as faixas etárias, e realizem o envio de mídia kit com métricas atualizadas.

A FIT Pantanal será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

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Confira a lista de selecionados:
– Xômano Que Mora Logo Ali
– Pelos Brasis
– Barbie Aventureira
– Adriano Aventureiro
– City Cuiabá
– Johnathan Moura
– Alemão Viajante
– Descubra Sinop
– Ixpia Dica
– Destinos Turísticos MT
– Karol do Vale
– Cuiabano Raíz
– Rhodando
– 066 Dicas
– Dicas em Cuiabá
– Kabeça Pensante

Mais informações pelo Whatsapp (65) 9 9993-2875.

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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