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Seduc apresenta a Tocantins projetos e ações adotados na educação pública de MT

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A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) recebeu, nesta terça-feira (14.06), equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação de Tocantins (Seduc-TO) para apresentar as ações e programas que estão sendo aplicados para melhorar os índices educacionais no Estado.

Os secretários de Educação, Alan Porto (MT) e Fábio Pereira Vaz (TO), abriram a reunião em torno de uma agenda voltada à troca de experiências entre as duas pastas. O encontro, que ocorreru na sede da Administração Central, em Cuiabá, contou com a participação de coordenadores nas áreas pedagógica, administrativa e tecnológica de ambas as secretarias.

Alan Porto destacou que, na atual gestão, Mato Grosso também foi a outros Estados conhecer programas e ações que estavam dando certo. Ele citou o exemplo do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), do Ceará, que inspirou Mato Grosso a criar o Alfabetiza MT e, dentro do programa, o MT Muxirum. “Fico feliz por hoje sermos o exemplo. É a comprovação de que estamos no caminho certo”, disse.

O secretário destacou os recursos destinados ao setor em Mato Grosso. “Aqui, o Governo resolve os gargalos da Educação com investimentos. Vamos fechar 2022 com investimentos de aproximadamente 700 milhões de reais. Agora temos escolas mais modernas, com melhores condições para o aprendizado do aluno e um ambiente mais apropriado para os profissionais da educação que ali trabalham”, disse.

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O projeto EducAÇÃO 10 Anos foi um dos destaques citados como case de sucesso. O objetivo é melhorar os índices educacionais de Mato Grosso até 2032. O projeto vai alinhar questões estratégicas, com ações e projetos desenvolvidos pela Seduc-MT. Sua missão é garantir o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes, com equidade, visando ser referência entre as cinco melhores redes de ensino público do país.

Mesmo com dois anos de pandemia da Covid-19, Mato Grosso avançou em Educação com 30 propostas que abrangem todos os setores, do pedagógico à infraestrutura. Implantou o Sistema Estruturado de Ensino, Plataforma Digital e conectividade nas escolas. Junto, vieram novidades como o Google for Education e os conteúdos relativos ao Socioemocional, Mais Inglês e Educação Financeira, por exemplo.

“Investimos em notebooks para professores e coordenadores pedagógicos, Chromebooks para a comunidade escolar, iniciamos a entrega de televisores Smats de 65 polegadas para as salas de aula, doamos o dispositivo Orcam My Eye para alunos e professores cegos, além de fazermos a avaliação diagnóstica e somativa para contribuir com as ações da recuperação da aprendizagem”, completou Alan.

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Fábio Pereira Vaz se impressionou com os números da estrutura, que também são gigantes. A Rede Estadual de Ensino em Mato Grosso conta com 700 unidades escolares e aproximadamente 370 mil estudantes. “Temos em Tocantins quase quinhentas unidades escolares e cerca de 160 mil alunos matriculados. Uma estrutura menor, no entanto, tão desafiadora quanto a rede de Mato Grosso”, analisou Vaz.

Segundo ele, o interesse pela experiência educacional de Mato Grosso começou após uma visita ao Ministério da Educação, em Brasília, e à sede do Google, em São Paulo. “Em ambas as instituições fomos recomendados a visitar a Secretaria de Educação de Mato Grosso e a conhecer os seus programas e ações. Hoje estamos aqui para verificar in loco e vamos aplicar em Tocantins tudo o que está dando certo aqui”, finalizou Fábio Vaz.

Fonte: GOV MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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