Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc divulga lista definitiva de professores selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Publicados

MATO GROSSO

Os 14 professores de Língua Inglesa da Rede Estadual de Ensino para a 2ª edição do Programa MT no Mundo – 2024, já foram selecionados. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou o resultado final da seleção e a convocação para que comecem os procedimentos para a viagem de 21 dias à Inglaterra. A data da viagem ainda será definida pela Seduc e pelos parceiros.

O grupo foi selecionado pelo trabalho realizado durante o ano letivo de 2023, entre todos os professores efetivos e contratados habilitados em Língua Inglesa, atribuídos em sala de aula do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental ou em qualquer ano do Ensino Médio. Outro requisito fundamental foi ser um educador atuante na Plataforma Mais Inglês e dedicação ao ensino e aprendizagem dos estudantes.

Os professores devem ficar atentos aos prazos estabelecidos no edital, pois devem encaminhar a documentação exigida para as unidades escolares em que estão lotados no período de 5 a 9 de fevereiro. A convocação de professores suplentes será a partir de 26 de fevereiro.

Leia Também:  Elaboração de Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo é discutida em encontro realizado pela Sesp

Caso algum dos selecionados desista do intercâmbio por algum motivo, um suplente será convocado para a vaga com prazo de até 72 horas para a entrega da documentação na unidade escolar onde atua. Terminada essa fase, as escolas deverão encaminhar a documentação para as 14 Diretorias Regionais de Educação, que fará o envio de todos os dados à Seduc.

O edital vetou a participação de professores que já tenham participado da primeira edição do programa, bem como professores que atuaram como monitores.

Todas as despesas relacionadas ao intercâmbio serão custeadas pelo Governo do Estado que, nas duas edições do evento, investiu mais de R$ 10 milhões. Cada professor receberá uma ajuda de custo de 100 libras por dia.

Eles terão garantidos seguro-viagem e seguro-saúde durante o período em que estiverem no país do intercâmbio, as passagens de ida e volta, traslado, além de pagas as despesas com viagem para reuniões antes da viagem e confecção do passaporte.

Os professores selecionados são os seguintes:

Leia Também:  “Graças a esse crédito a gente concretizou nosso sonho de ter o espaço físico”, declara casal que abriu cafeteria em Cuiabá

Inês Maria da Silva Teixeira (Alta Floresta)
Adão Pereira da Silva Barboza (Barra do Garças)
Susimeire Goncalves Marim (Cáceres)
Sonia Maria Tavares de Freitas (Confresa)
Karina Belizio Pereira de Souza (Cuiabá)
Thalita Helena dos Santos (Diamantino)
Marli Solangela Tardi (Juína)
Juliana Maria Biazoto (Matupá)
Nilciane Rodrigues Caldas (Pontes e Lacerda)
Livia Almeida da Silva (Primavera do Leste)
Paula Carvalho Dutra (Rondonópolis)
Dulcineia Aparecida Diniz (Sinop)
Simone Fernandes Valente (Tangará da Serra)
Marcos Antonio do Prado (Várzea Grande)

Já a seleção dos 100 estudantes que também participarão do intercâmbio nesse ano começou no dia 15 de janeiro e a lista preliminar será divulgada no dia 27 de fevereiro. A relação final sairá no dia 12 de março.

  • O resultado dos selecionados pode ser conferido AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Guia espiritual é preso novamente e tem celular apreendido

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  VÍDEO: câmera de uma rua do bairro Santa Amália, em Cuiabá, foi decisiva para identificar o assassino da advogada Cristiane Fonseca. O vídeo mostrar o ex-pm Almir Monteiro, tirando o carro dela da garagem da casa dele, veja:

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA