Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc firma parceria para ações educativas sobre o trânsito nas escolas da Rede Estadual de MT

Publicados

MATO GROSSO

Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso terão aulas de educação para o trânsito durante o mês de maio, em alusão à campanha Maio Amarelo. 

A ação é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

As aulas serão realizadas todas as sextas-feiras, em escolas que serão selecionadas pela Seduc.

Dentro da parceria, estão previstas práticas educativas por meio de várias ações, como apresentações dos grupos de teatro amador que participam do Fetram – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito.

Professores e estudantes também terão acesso ao material virtual disponibilizado pelo programa Conexão Dnit, com o objetivo de criar uma rede de estímulos pedagógicos para desenvolver ações de educação para o trânsito.

O Conexão Dnit propõe a inserção do tema “trânsito” nos currículos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino – um tema que, segundo a Seduc, está alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Leia Também:  Projetos do Corpo de Bombeiros beneficiam 2,4 mil crianças; “se tornaram referência para meu filho”, afirma mãe

Como resultado das ações, Seduc e o Dnit irão definir indicadores para avaliar quantitativamente a execução do programa, bem como critérios para avaliar a eficiência do programa na comunidade por meio da análise de mudanças de comportamento, entre outros.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha anual que acontece em diversos países com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a segurança no trânsito. No Brasil, foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, uma instituição sem fins lucrativos.

A parceria da Seduc e com o Dnit), Detran, Polícia Rodoviária Federal e a Semob segue o art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece ações para promover a educação para o trânsito entre os estudantes. Além disso, está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que define responsabilidades compartilhadas para alcançar metas nesse sentido.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

MT é destaque em evento nacional por ser um dos maiores refúgios de aves silvestres do país

Publicados

em

Por

Com Pantanal, Amazônia e Cerrado, Mato Grosso tem uma das maiores diversidades de aves do Brasil: são 50,11% das 1.808 espécies catalogadas pelo eBird no Brasil, um banco de dados mundial online de observações de aves que fornece aos cientistas, pesquisadores e naturalistas amadores dados em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves. Por este motivo, o Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS) atrai turistas internacionais e nacionais ao Estado em busca de fotografar e catalogar aves silvestres.

De 17 a 19 de maio, Mato Grosso está com estande no Encontro Brasileiro de Observação de Aves 2024 (Avistar) mostrando a pesquisadores, turistas e apaixonados por ecoturismo que o Estado é o melhor lugar para quem está busca de avistamento da vida selvagem. A Avistar 2024 ocorre no campus da Universidade de São Paulo (USP).

O Pantanal é um dos principais destinos de observadores de aves, da fauna e flora selvagem. Para atrair mais turistas internacionais do país, uma das estratégias de promoção de Mato Grosso é participar pela primeira vez da Global BirdFair, que será realizada 12 a 14 de julho, em Rutland, na Inglaterra.

Leia Também:  Servidores estaduais recebem salário nesta quinta-feira (31)

“Vamos melhorar, vamos subir ao ambiente de negócios, vamos levar o Brasil e mostrar a esse turista internacional de observação de aves que o Pantanal, o Brasil, está na briga com a Colômbia e outros destinos da América do Sul”, disse o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, durante painel sobre os cases no turismo de observação de aves.

Outra aposta do Estado na divulgação da vida selvagem para atrair turistas foi o investimento do Estado para o documentário A Marcha das Onças, do com direção de Lawrence Wahba e Mike Bueno, além de roteiro e supervisão editorial do cineasta francês Emmanuel Priou, vencedor do Oscar por “Marcha dos Pinguins”.

Wellaton apresentou um trailer do documentário e destacou que o documentário dará uma projeção ainda maior para o Pantanal.

“Toda a estruturação do turismo feita por empresários com o poder público baseada na estruturação, qualificação e promoção é fundamental para o setor. Quero agradecer a todo esse setor produtivo que tira essa visão de que o turismo é apenas lazer e ócio, elitizando o significado desta importante cadeia econômica. O turismo significa emprego, renda e transformação das cidades. A maioria das cidades do Mato Grosso tem menos de dez mil habitantes e a forma de transformá-las é por meio do turismo”, disse o secretário adjunto.

Leia Também:  Governo aciona forças de segurança para atuar contra vândalos na BR-163

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA