Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc inicia nova certificação internacional para professores de língua inglesa da rede estadual

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu uma nova rodada de testes do programa Mais Inglês Certifica. Agora, os professores que estão atribuídos com as aulas de língua inglesa podem se destacar com o Teste de Inglês para Comunicação Internacional, o TOEIC (sigla em inglês). A certificação confere reconhecimento internacional e avalia a proficiência em inglês de falantes não nativos.

Conforme o gestor educacional de Políticas Públicas de Línguas Estrangeiras da Seduc-MT, Bruno Seolin, a aplicação do TOEIC na rede estadual será online e gratuita. Além de conquistar a certificação internacional, o professor ainda terá a chance de conquistar uma vaga no programa de Intercâmbio MT no Mundo 2025, em sua terceira edição, além de também acumular pontos para a próxima atribuição de professores.

Os testes começaram a ser aplicados no dia 2 de abril e os professores que realizaram as avaliações no ano passado contarão com webinar pedagógico com o objetivo de orientar os professores na compreensão dos seus resultados e as métricas presentes no Score Report. O Webinar ocorrerá no dia 15 de abril. 

Leia Também:  Auditoria do Mapa eleva nota de MT e ressalta melhora na qualidade do serviço veterinário estadual

“O TOEIC desempenha um papel crucial na formação continuada do professor, fornecendo direcionamento valioso para o aprimoramento das habilidades linguísticas e o desenvolvimento na carreira acadêmica, contribuindo para a sua valorização e progressão dentro do sistema educacional”, destacou Bruno.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa visa proporcionar a todos os educadores de Língua Inglesa uma valiosa oportunidade de avaliação e aprimoramento.

“A Seduc acredita no valor fundamental da competência em inglês para o sucesso educacional e esta oportunidade reflete no nosso comprometimento em apoiar e valorizar o aprimoramento contínuo dos educadores”, afirmou.

TOEIC

O TOEIC é adotado por 14 mil organizações, em 180 países, como uma medida padronizada da habilidade de comunicação em inglês para fins profissionais, acadêmicos e pessoais. São 8 milhões de testes aplicados anualmente, o que o torna uma certificação internacional de referência mundial para empresas, instituições de ensino, agências governamentais e organizações internacionais.

Os testes seguem até 18 de junho e agendamento para a realização da prova deverá ser feitos conforme o professor receba o e-mail de orientação.

Leia Também:  Primeira-dama de MT destaca que Páscoa Abençoada do SER Família foi planejada para inspirar fé e união

“O exame terá duração de 2h, aproximadamente, e é composto por duas seções. A primeira avalia a compreensão auditiva com 100 questões e a segunda avalia a compreensão de leitura também com 100 questões. Ele é pontuado em uma escala de 10 a 990 pontos, e não reprova, apenas avalia o grau de compreensão, do nível básico ao avançado”, finalizou o gestor educacional.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Primeira-dama de MT destaca que Páscoa Abençoada do SER Família foi planejada para inspirar fé e união

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA