MATO GROSSO
Seduc mobiliza escolas estaduais para aplicar Avaliação Formativa com estudantes
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou, nesta segunda-feira (25.04), a mobilização em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino para aplicação da 1ª Avaliação Formativa de 2022. Durante esta semana, gestores e professores preparam as unidades escolares para estejam prontas para a aplicação das provas, que virão nominadas para cada um dos mais de 380 mil estudantes da rede, formada por 700 escolas.
Os gestores estão sendo orientados em como aplicar a prova, através do Manual do Aplicador, como preparar o ambiente da sala e compreender a importância desta avaliação, que é realizada em grande escala.
A aplicação das provas começam a partir do dia 02 de maio, atendendo alunos do 2° ano do Ensino Fundamental até os do 3° ano do Ensino Médio, contemplando inicialmente os conhecimentos em Português e Matemática. Os estudantes do 2° e 3° anos do Ensino Fundamental, responderão a 24 questões por disciplina, já os outros anos terão 32 questões por área de conhecimento.
“A avaliação permitirá conhecer como estão os alunos da rede, compreendendo o que eles sabes, no que estão defasados ou quais limitações ainda têm, para então propormos intervenções que podem ser voltadas, por exemplo, para professores ou ampliação de horas aulas. Estamos aguardando o diagnóstico que virá, para podermos atuar melhor”, explicou a líder da Política de Estruturação de Ensino, Ana Paula Moreira dos Santos.
A aplicação da avaliação formativa faz parte da implementação do Sistema Estruturado de Ensino. Uma política pública, com duração de cinco anos, que vem criar uma nova e mais moderna forma de promover o aprendizado em Mato Grosso e tem a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com aplicação das provas, as respostas possibilitarão mapear a situação, ou seja, ter um retrato atual que indica os entraves que estão ocorrendo, para então, corrigir atitudes, mudar práticas, enfim, promover intervenções.
Esta primeira avaliação de 2022 tem caráter diagnóstico, mas, em novembro, ocorrerá uma segunda que permitirá que se compare a evolução dos alunos, bem como, se as intervenções propostas foram eficazes.
“Independente do resultado da avaliação, a rede já está se reorganizando com o ‘Plano Estadual de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação’, para trabalhar os problemas acarretados nesses dois anos”, frisa a professora Ana Paula.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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