Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc orienta estudantes a conferirem locais de prova e cartão de confirmação do Enem 2023

Publicados

MATO GROSSO

Estudantes de Mato Grosso já podem consultar os locais de prova e os cartões de confirmação do candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, divulgados nesta terça-feira (24.10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Da Rede Estadual de Ensino, mais de 30 mil estudantes se inscreveram para o exame, uma das principais avaliações educacionais para quem que deseja ingressar no ensino superior no Brasil.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ressalta que as informações do cartão de confirmação são essenciais para que os estudantes possam se programar e organizar sua logística no dia do exame. Para acessar os dados, os estudantes devem entrar na Página do Participante, no site oficial no Enem (clique aqui).

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que é fundamental que os candidatos imprimam o cartão de confirmação e o levem nos dias de provas, juntamente com um documento de identificação original com foto. O cartão de confirmação também pode ser acessado pelo aplicativo oficial do Enem, disponível para dispositivos móveis.

Leia Também:  Pitbull morre eletrocutada após tentar se esconder de fogos no Réveillon

Alan Porto também orienta que, nesta reta final de estudos, é fundamental que os estudantes mantenham o foco e aproveitem ao máximo o tempo restante para revisar os conteúdos mais importantes.

“Estamos a uma semana das provas e, com uma boa preparação e organização, os estudantes têm maiores chances de alcançar um bom desempenho no exame e conquistar suas metas acadêmicas”, pondera.

As provas

O Enem é composto por 45 questões de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Em cada uma delas são feitas 25% de questões de grau fácil, 50% de questões de grau médio e 25% de questões de grau difícil. Quanto à redação, é preciso construir repertório para elaborar um bom texto, considerando que a redação representa 20% da nota.

As provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação serão realizadas no dia 5 de novembro. Já as provas de Matemática e Ciências da Natureza serão aplicadas no dia 12 de novembro.

Leia Também:  O ENIGMA DO SÉCULO XXI: DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE

Confira abaixo os horários do Enem 2023:

Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
Início das provas: 13h30 (horário de Brasília)
Término das provas no 1º dia: 19h (horário de Brasília)
Término das provas no 2º dia: 18h30 (horário de Brasília)

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.

Acesse aqui a Página do Participante.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Pitbull morre eletrocutada após tentar se esconder de fogos no Réveillon

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Pressão em torno de CPI coloca deputado em meio a fogo cruzado na AL

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA