Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT promove roda de conversa para debater a gestão de áreas úmidas

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Conservação e Restauração de Ecossistemas, promoveu, nesta quarta-feira (16/11), uma roda de conversa sobre Gestão de Áreas Úmidas em Mato Grosso. O evento abordou, principalmente, conceitos e técnicas utilizados no manejo e conservação do Pantanal.

Segundo o organizador do evento, o analista de Meio Ambiente Alexandre Ebert, é necessário estreitar os laços da Sema com os órgãos de pesquisa. Ele apresentou sua pesquisa aplicada de restauração de campos, que futuramente poderá ser adotada pela própria Secretaria.

A agenda contou com a presença dos pesquisadores doutores Wolfgang Junk e Cátia Nunes da Cunha, referências em pesquisas no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU/CNPq) e no Inventário Nacional de Áreas Úmidas Brasileiras.

Os professores também participaram do grupo de peritos responsável por elaborar a Definição, Identificação, Caracterização e  Classificação  das  Áreas  Úmidas  (AUs)  Brasileiras: Bases Científicas  para  uma  Nova  Política  de  Proteção  e  Manejo  Sustentável.

Wolfgang Junk destacou que, durante a troca de experiências e informações, é possível buscar soluções para os problemas enfrentados pela comunidade pantaneira. Já a pesquisadora Cátia Nunes ressaltou a importância do manejo para a restauração das áreas já degradadas “Você têm que pensar que o ambiente pantaneiro tem que funcionar para muitas gerações, não só de imediato”, destacou. 

Leia Também:  VÍDEO: veja momento que o advogado Roberto Zampieri, foi assassinado na noite de ontem, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.

Com supervisão de Lorena Bruschi

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza treinamento de primeiros socorros para educadores em Primavera do Leste

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA