Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema participará de mutirão ambiental com atendimento do Cadastro Ambiental Rural

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participará do Mutirão Ambiental Vale do Guaporé, organizado pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, nos dias 03 e 04 de agosto. Uma equipe com analistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) atenderá dúvidas e questionamentos de proprietários rurais e responsáveis técnicos sobre o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). As inscrições para atendimento estão abertas pelo link https://bit.ly/ValeGuapore.

O mutirão é organizado pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, com parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Sema e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O evento acontece no Recinto de Leilões do Parque de Exposições de Pontes e Lacerda.

Por meio do Simcar em Campo, analistas da Sema conversarão individualmente com produtores rurais e responsáveis técnicos para explicar quais as pendências devem ser regularizadas para validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Leia Também:  Inscrições para edital de incentivo à literatura terminam nesta quinta-feira (19)

A Sema também atenderá o Simcar Assentamentos e ministrará palestras com os temas “Oportunidades e Desafios na Regularização do Imóvel Rural” e “Usos e Restrições de Áreas Úmidas”, com as secretárias adjuntas Luciane Bertinatto, de Gestão Ambiental, e Lilian Santos, de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos.

Serão atendidos no mutirão produtores de Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Este é o terceiro mutirão ambiental realizado este ano. Em junho foi realizado o Mutirão Ambiental Vale do Araguaia, em Barra do Garças, e em julho, o Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá.

Serviço| Mutirão Ambiental Vale do Guaporé

Data: 3 e 4 agosto
Local: Recinto de Leilões do Parque de Exposições de Pontes e Lacerda
Link de inscrição: https://bit.ly/ValeGuapore

Programação Simcar em Campo:

03 de Agosto

  • 8h Abertura
  • 8h30 Palestra Cadastro Ambiental Rural: Oportunidades e Desafios na Regularização do Imóvel Rural – secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto
  • 9h30 Palestra Usos e Restrições de Áreas Úmidas – secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Lilian Santos
  • 11 às 17h Atendimento individualizado com analistas da Sema
  • 14h Atendimento Simcar Assentamentos – secretária adjunta de Gestão Ambiental Luciane Bertinatto
04 de agosto
  • 8h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema
Leia Também:  VÍDEO: Governador garante que "Escolas Militares" em Mato Grosso não serão fechadas

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Sesp expande projeto de saúde ginecológica para mulheres privadas de liberdade em MT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA