Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema promove Semana do Meio Ambiente com corrida, oficinas e recuperação de nascente

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza, nos dias 04 e 05 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A programação se inicia no domingo (04), às 7h, com a largada da corrida Circuito das Estações – Etapa Inverno. Os atletas partirão do Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, para percursos de 5 ou 10 quilômetros na Avenida Miguel Sutil, e retornarão à unidade de conservação.

Após a premiação dos vencedores, a Sema fará a entrega do “Selo Verde” às empresas que alcançaram a qualificação para a certificação. Instituído por meio da Lei n° 8397 de 2005, o selo qualifica as empresas que promovem ações de controle e redução dos impactos ambientais negativos ocasionados pelo empreendimento.

Ainda durante a manhã do domingo, os visitantes poderão escolher participar de oficinas sobre compostagem de lixo ou separação de resíduos sólidos. As crianças serão convidadas a montar animais da fauna silvestre utilizando técnicas de dobradura e colagem.

Os frequentadores do Parque também poderão participar do Jogo “Fique Legal com o Meio Ambiente” que tem o objetivo demonstrar quais são as atitudes para o cumprimento da legislação Ambiental relacionado aos temas de: Vegetação Nativa, Queimadas, Pesca e Resíduos Sólidos. As atividades foram desenvolvidas para incentivar a adoção de hábitos sustentáveis.

Leia Também:  Trabalho de recuperação da parte inferior da trincheira está na reta final

Já na segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada ação de plantio de mudas de árvores nativas para recuperação de nascente. Para cada atleta inscrito na Corrida Pelo Meio Ambiente (Circuito das Estações – Etapa Inverno), uma muda será plantada em uma área degradada de pouco mais de meio hectare ao redor de uma das nascentes que deságuam no córrego Quarta-feira, curso d’água que abastece a lagoa do Parque das Águas.

Do tipo permanente, ou seja, que verte água o ano todo, com insurgências em múltiplos pontos, a nascente a ser recuperada fica ao lado do Detran.

A recuperação terá a orientação técnica da Sema e será feita por meio de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o Verde Novo, projeto do Poder Judiciário idealizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e executado em parceria com o Instituto Ação Verde.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente 2023
04/06/2023 (Domingo)
7h – Largada da Corrida Pelo Ambiente – Circuito da Estações – Etapa Inverno
8h30 – Premiação da Corrida Pelo Ambiente – Circuito da Estações – Etapa Inverno
9h – Entrega do Selo Verde
8h às 12h – Atividades recreativas

  • Oficina de Vaso Compostor Lixo Zero
  • Oficina de Separação de resíduos sólidos recicláveis
  • Oficina Animais da Fauna Silvestre
  • Jogo “Fique Legal com o Meio Ambiente”
Leia Também:  VÍDEO: Motoboys exigem que Semob fiscalize e faça cumprir a lei, que proibe a circulação de carretas e outros veículos pesados no trânsito de Cuiabá.

Local: Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia (em frente ao Casarão)

05/06/2023 (Segunda-feira) às 7h30
Ação de Plantio de Espécies Florestais Nativas para recuperação da nascente
Local: Av. Helio Ribeiro,1400 acesso a Diretoria de Saúde da Polícia Militar (ou via esquina com sede do Detran) | Cuiabá-MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Polícia Civil desarticula organização criminosa envolvida em sequestros, homicídios e tráfico em Colniza

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  Forças de segurança frustram invasão de terras em Santo Antônio de Leverger

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA