MATO GROSSO
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia debate soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável de MT
MATO GROSSO
Realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com o Senai Mato Grosso, a Semana tem como tema soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável do país. A cerimônia de abertura reuniu estudantes, professores e diversos pesquisadores de diferentes áreas, com o objetivo de celebrar a ciência.
Ainda durante a abertura do evento, o público presente contou com a apresentação do grupo Ciência em Show. Unindo diversão e conhecimento, o grupo demonstrou diversos experimentos científicos interativos, contando com a participação de estudantes que saiam da plateia para viver novas experiências.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, a realização do evento colabora com a aproximação dos jovens estudantes com as ferramentas que podem impulsionar o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso.
“Esse é um importante evento que reúne diversos estudantes para apresentar os projetos construídos dentro das escolas, mas que possuem potencial para mudar o mundo. Estamos, juntos com o governador Mauro Mendes, preparando o terreno para que os nossos estudantes possam alcançar voos ainda maiores na ciência e tecnologia”, declarou o secretário.
Já para o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, a Semana tem um importante papel para o fortalecimento da inovação, principalmente ligada à indústria. Ele destacou que Mato Grosso possui um grande potencial no desenvolvimento de estratégias sustentáveis para alavancar sua produção.
“É muito importante para nós, especificamente da indústria, trazer o jovem para fazer essa iniciação na questão da inovação e tecnologia. Trabalhar com esses jovens é essencial para poder mostrar a importância que tem a inovação, a sustentabilidade e a inclusão social. Um evento como esse com certeza desperta para o desenvolvimento de Mato Grosso”, ressaltou o presidente.
Mostra de projetos
Com o tema “desenvolvimento sustentável”, as exposições feitas pelos alunos contam com trabalhos manuais, produtos biodegradáveis e também soluções de maquinários para a indústria.
A estudante da Sesi Escola, Beatriz Maria, de 16 anos, disse ter ficado impressionada com a riqueza da mostra, e afirmou que além de poder apresentar seu trabalho, espera poder ter novas ideias a partir da apresentação dos colegas.
“A nossa expectativa é conseguir sair daqui com ideia legais, porque nós viemos aqui com o nosso stand, que é o projeto ‘Além Dos Olhos’, onde já desenvolvemos a ideia. Agora vamos conhecer muitos outros projetos bacanas. Acho que todo mundo deveria ter o interesse em conhecer o evento”, disse Beatriz.
Já a estudante do Senai Sthefani Borges da Silva, de 20 anos, apresentou o projeto “Water Now”, criado a partir de um problema que pode afetar o cotidiano: a falta de água.
“O nosso stand se chama ‘Water Now’. Criamos um sistema que tem a função de informar aos moradores de um prédio, no hall de entrada, através de uma tela, se está faltando água, qual o nível atual do reservatório e qual o gasto diário que eles têm. Assim eles podem ter controle, mais tempo para resolver possíveis problemas e saber o quanto de água eles gastam, até para economizar e se conscientizarem em casos de uma falta de água”, declarou a estudante.
O evento segue nesta terça e quarta-feira (18.10), no Centro de Eventos da Fatec Senai. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrições prévias. Para ver a programação completa, clique aqui.
A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Senai MT, Sesi e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Instituto Farmun, Amigo Internet e Puríssima.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO6 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão