MATO GROSSO
Semana Nacional dos Museus: espaços culturais do Governo de MT oferecem programação com visitas mediadas e oficinas
MATO GROSSO
No Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, além das exposições permanentes e temporárias já abertas ao público, a instituição está oferecendo oficinas de Produção Poética, na quarta-feira (15), e de Desenho, no domingo (19). As inscrições estão abertas e podem ser feitas online. A programação inclui mesa redonda ‘Autores em Diálogo: Histórias e Reflexões’ e mais uma edição do Clubinho do Livro, com apresentação da obra ‘Eu prefiro ser a bruxa’, de Wanderson Lana.
O Museu de História Natural de Mato Grosso irá atender o público nas visitas mediadas das exposições permanentes de arqueologia e paleontologia, com entrada gratuita. Além disso, oferece as oficinas ‘Seguindo a pegada dos dinossauros’, na quarta (15), para agendamento escolar, e ‘Observação de Pássaros’, no sábado (18), com inscrições online que ainda serão abertas.
A programação ainda conta com uma ação educativa do Museu de História Natural, nos dias 16 e 17, na Praça Alencastro. Haverá exposição de fósseis, réplicas e objetos arqueológicos visando ampliar o acesso do acervo para a população.
Outras instituições mato-grossensesque participam da 22ª Semana Nacional dos Museus são a Casa da Cultura Silva Freire, Museu de Arte e Cultura Popular, Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT e Museu Aro (Itiquira).
Os museus estaduais são vinculados à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e funcionam em regime de gestão compartilhada com outras instituições. A Casa Silva Freire, que recebe apoio da Secel para desenvolver projetos ao longo do ano, participa do evento com ações voltadas à divulgação do trabalho do poeta Silva Freire e oferece oficinas, encontro com escritor e exibição de filme.
A Semana Nacional dos Museus é promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada edição, um novo tema é escolhido para inspirar as atividades, cuja programação busca divulgar e fortalecer o trabalho desenvolvido pelos museus do país, além de aproximar as instituições do público geral.
Serviço:
22ª Semana Nacional dos Museus
Programação completa e contato das instituições culturais: LINK AQUI
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá

O vereador Alex Rodrigues realizou nesta quarta-feira (30) uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para discutir o andamento das obras do BRT em Cuiabá. Durante o encontro, Alex cobrou maior diálogo entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal, destacando que os transtornos causados pelas obras têm afetado diretamente a vida dos cuiabanos e mato-grossenses.
A reunião foi mais um desdobramento da audiência pública promovida pela Câmara para debater os prazos e soluções para o projeto. Na ocasião, a ausência de representantes do governo estadual gerou indignação entre os parlamentares. Alex Rodrigues, que preside a Comissão de Obras, não escondeu sua frustração.
“A política seria para dar resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da Comissão de Obras”, afirmou o vereador.
Os atrasos nas obras do BRT têm provocado caos no trânsito da capital, principalmente em vias movimentadas como as avenidas do CPA, Fernando Corrêa e Tenente Coronel Duarte (Prainha). Esta última ainda não possui solução definitiva para os alagamentos recorrentes, o que ameaça comprometer o funcionamento dos futuros ônibus elétricos previstos para o sistema.
Boa parte dos atrasos está relacionada a entraves entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. Contratado em 2022 por R$ 468 milhões, o consórcio alega que o anteprojeto da obra não contemplou elementos essenciais como a macrodrenagem da Prainha, dificultando a execução do cronograma.
Durante a audiência realizada no dia 14 de março de 2025, os vereadores reiteraram o compromisso com a transparência e o interesse público. A Comissão de Obras Públicas da Câmara Municipal deverá realizar, nos próximos dias, uma visita técnica aos canteiros de obras. O objetivo é avaliar in loco os avanços e entraves da execução.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, ressaltou Alex Rodrigues.
A Câmara Municipal seguirá promovendo debates e fiscalizando a obra, com o objetivo de garantir que o projeto avance com responsabilidade e atenda de fato às necessidades da cidade. Para Alex, o envolvimento da população e o diálogo institucional são fundamentais para superar os obstáculos e garantir a entrega da obra.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Efêmera Relíquia” abre a temporada 2025 na Casa do Parque — um encontro entre o tempo e a poesia
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Advogado criminalista estreia série de lives sobre Direito de Defesa no Instagram