MATO GROSSO
Senac-MT lança ‘Prepara Varejo’ com Felipe Titto e Tiago Mattos na próxima terça-feira (12).
MATO GROSSO
O Sistema Fecomércio-MT lançará na próxima terça-feira (12), o ‘Prepara Varejo 2023’ do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) com apresentações especiais e gratuitas do ator e empresário Felipe Titto e do empreendedor e futurista Tiago Mattos. O lançamento da segunda edição do maior programa gratuito de capacitação para o comércio varejista mato-grossense será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, às 19h.
As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas em mt.senac.br. Os participantes devem levar à entrada do evento 100% presencial 5kg de alimentos não perecíveis que serão doados ao ‘Sesc Mesa Brasil’, rede de banco de alimentos que combate a fome e o desperdício.
Até o final deste ano, o programa percorrerá os dez maiores municípios de Mato Grosso e capacitará empresários e trabalhadores. Neste evento de abertura, os palestrantes abordarão cases ligados ao empreendedorismo, liderança, superação de desafios e criatividade, compartilhando suas experiências no mundo dos negócios e do entretenimento, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
“O ‘Prepara Varejo’ visa contribuir para o aumento das vendas do comércio durante as principais datas do calendário comercial – Semana do Brasil, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal. Isso significa profissionais qualificados, produtividade e faturamento em alta, criação de postos de trabalho, geração de emprego, renda e desenvolvimento social e econômico”, observa Wenceslau Júnior.
O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, informa, ainda, que o programa inicia na capital e segue para os principais municípios de Mato Grosso com palestras e oficinas de profissionais reconhecidos nacionalmente em vendas, gestão, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios. “A primeira edição do ‘Prepara Varejo’, realizada com êxito em 2022, superou nossas expectativas. Foram realizadas 19 mil matrículas e executadas 1,7 milhão de horas-aula. Para este ano, ofertaremos mais de 18 mil vagas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, distribuídas nos 141 municípios mato-grossenses, totalizando 1,8 milhão de horas-aula em capacitações totalmente gratuitas à população”, anuncia o dirigente.
Sobre os palestrantes
Felipe Titto é ator, modelo, apresentador e influenciador com mais de 6 milhões de seguidores em sua conta no Instagram. Além disso, ele também comanda negócios nas mais diversas áreas, como uma rede de cabanas bolhas, pizzaria, sorveteria, moda urbana, suplementos alimentares, polivitamínicos, multivitamínicos e minerais para sua saúde.
Atualmente, ele é sócio de dez empresas, dentre elas a Titanium Inc., empresa especializada em agenciamento de talentos e marketing de influência. Começou na televisão, em 2004, e, em 2017, decidiu inovar na carreira profissional e começar a empreender. Mais recentemente, Titto se juntou ao time da Shark Tank Brasil, na sexta temporada do reality show de empreendedorismo produzido e exibido pela Sony Channel, com o intuito de analisar alguns negócios. Sua vasta experiência o torna um empresário bastante disputado por diversos empreendedores.
Tiago Mattos é co-fundador da Aerolito, laboratório de futurismo e experimentos em tecnologias exponenciais, e internacionalmente conhecido como um expert em futuros. Atual membro do corpo docente da Singularity University (EUA), foi professor convidado na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e da Universidade de Lisboa (Portugal). Suas apresentações já foram vistas em cinco continentes. Em 2018, foi convidado para compartilhar suas ideias na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra.
Como empreendedor, esteve no time de co-fundação de diversas iniciativas da nova economia: laboratórios de big data, plataformas digitais, coworkings, aceleradoras, apps, escolas de inovação, entre outros. Como autor, teve seu livro ‘Vai lá e faz: Como empreender na era digital e tirar ideias do papel’ figurando nas listas dos mais vendidos já na primeira semana.
Serviço:
Evento – Lançamento do ‘Prepara Varejo 2023’ com Felipe Titto e Tiago Mattos
Local – Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá-MT
Data – 12/9 (terça-feira)
Horário – 19h
Inscrições abertas e gratuitas – www.mt.senac.br
Ingresso solidário – 5 kg de alimentos para o ‘Sesc Mesa Brasil’
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Telefone & WhatsApp: 65 9 9909-8332


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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