MATO GROSSO
Seplag realiza evento para a promoção do programa de aceleração de startups públicas
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) reuniu, nesta terça-feira (30.07), servidores públicos e convidados para apresentação oficial do Acelera gov.mt. O evento, realizado no salão Cloves Vettorato, contou com cerca de 160 participantes e foi encerrado com uma palestra sobre inovação e intraempreendedorismo.
Além dos inscritos, o encontro contou com as presenças do secretário de Planejamento e Gestão de Mato, Basílio Bezerra, e da diretora superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Lélia Brun. Também estiveram presentes o secretário adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Thiago Pinheiro, secretários adjuntos da Seplag e outras autoridades.
Basílio ressaltou o potencial dos servidores públicos além de suas atribuições diárias e enfatizou a responsabilidade da gestão estadual em criar condições para transformar ideias em benefícios para a população.
“Precisamos que os servidores consigam colocar em prática não só aquela atividade rotineira, sistemática, mas também ideias que levem a gestão pública a ser mais eficiente e apresentar um trabalho melhor para a sociedade”, explica o secretário, destacando o potencial dos servidores e o papel de entregas públicas para os mato-grossenses.
A diretora do Sebrae-MT relaciona o empreendedorismo ao intraempreendedorismo, enfatizando o potencial transformador desse diálogo. “O intraempreendedorismo que está sendo estimulado dentro do Governo é de suma importância, porque, no nosso olhar, é o empreendedorismo corporativo que possibilita projetos inovadores”, acentua Lélia Brun.
Acelera Gov MT
O Acelera Gov MT vai apoiar até 30 projetos oriundos da administração pública estadual de MT. A iniciativa, pioneira no cenário nacional, surgiu de uma cooperação inédita entre o Governo Estadual, por meio da Seplag, e o Sebrae. Cerca de R$750 mil serão investidos nas propostas selecionadas.
Segundo o secretário adjunto de Planejamento de Governo Digital da Seplag, o Acelera Gov MT é uma oportunidade para o servidor público desenvolver seus projetos. “Muitas vezes, o servidor público tem uma ideia, uma necessidade de melhorar o seu trabalho ou um resultado do seu órgão. Então, nós entramos com o apoio necessário para ajudá-lo a desenvolver esse projeto”, explica Sandro Brandão.
O servidor público estadual Leandro Queiroz explica que inscreveu uma proposta em equipe para pleitear uma das vagas do programa e ressalta a garantia estabelecida por meio Decreto Nº 1200/2021.
“A grande vantagem desse programa é que ele dá essa segurança jurídica necessária para a execução de uma ideia sem gerar nos propositores o medo de errar”, considera o coordenador de gestão estratégica de dados e informação.
Palestras
O evento contou com a exposição realizada pelo superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, abordando o intraempreendedorismo público. Em seguida, o professor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, Genésio Gomes, encerrou com uma palestra sobre inovação e intraempreendedorismo.
Ele lembrou que, muitas vezes, para inovar foi necessário pedir desculpas ao invés de licença. “O empreendedorismo e a inovação, hoje, estão em todos os setores e muito mais no governo. O Governo precisa acelerar os seus processos para gerar mais impacto na vida dos cidadãos. Esse impacto se dá por meio da inovação”, declara o palestrante, informando que muitos servidores ainda não se atentaram a esse processo de inovação.
Saiba mais sobre o programa Acelera Gov MT, clicando neste link.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.
Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.
“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.
O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.
Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.
Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.
Representante da advocacia
Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.
“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.
Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.
“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Autoconhecimento e escolhas conscientes marcam encontro do “Mulheres Incríveis” em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Petra é a cerveja oficial no show da turnê “Jorge & Mateus 20 Anos” em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mais de 129 mil empreendedores do estado têm mais de 45 anos, aponta pesquisa do Sebrae/MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT abre inscrições para voluntários do McDia Feliz 2025