MATO GROSSO
SER Família Capacita forma 37 mulheres em cursos na área de construção civil
MATO GROSSO
Duas turmas compostas somente por alunas mulheres concluíram os cursos de Pintura Imobiliária e Assentamento Cerâmico, nessa quarta-feira (08.05), em Água Boa (626 km de Cuiabá). Ao todo, 37 mulheres concluíram as capacitações oferecidas gratuitamente pelo Governo de Mato Grosso, por meio do Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
“Estou orgulhosa por todas as formandas, esse certificado é uma porta de novas perspectivas que se abrem. Agradeço a confiança de vocês neste programa de capacitação, que foi idealizado com muito carinho. Quero agradecer o prefeito Mariano e a primeira-dama Juliana por aceitarem esse desafio. Parabéns e sucesso a todas as profissionais”, declarou a primeira-dama Virginia Mendes.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, afirmou que o programa vem desempenhando um papel fundamental para que as pessoas mais vulneráveis tenham a oportunidade de mudar de vida.
“É um momento de festa e de muita alegria para todos nós. É um momento de prestigiar e ver de perto um sonho da nossa primeira-dama Virginia Mendes se concretizando e ver isso no rosto de cada uma das mulheres que se qualificaram. A partir de hoje, todas podem ter uma profissão na construção civil e isso, só mostra e reforça que as pessoas precisam de oportunidade”, declarou o secretário, que representou a secretária da Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, na solenidade realizada no Centro de Convivência do Idoso do município.
Clariza Amorim, que concluiu o curso de Pintura Imobiliária, já atuava no ramo da construção civil no município, mas não possuía uma comprovação para a execução do seu trabalho.
Clariza foi uma das formandas do curso de Pintura Imobiliária – Foto: Layse Ávila/Setasc
“Já trabalho como pintora há 10 anos e eu não tinha um certificado. Foi muito gratificante participar desse curso oferecido pelo programa SER Família Capacita, onde só haviam mulheres e agora tenho uma comprovação do meu ofício. Além disso, adquiri mais conhecimento que posso aliar com a minha experiência. Agradeço à primeira-dama Virginia Mendes por ter criado este programa que já capacitou tantas pessoas, como eu e minhas amigas ”, disse a recém-formada.
A superintendente de Promoção do Trabalhador da Setasc, Danielli Santos, ressaltou que o programa está mudando a vida de muitos mato-grossenses, por meio da qualificação profissional.
“São mais de 12 mil pessoas formadas pelo SER Família Capacita e ter pessoas com a sensibilidade da primeira-dama Virginia Mendes, que pensa na educação profissional da população é fantástico. Ver as nossas alunas terminando o curso, com algumas delas inseridas no mercado de trabalho, não tem preço. E o nosso objetivo é esse, dar cada vez mais oportunidade para que as pessoas possam mudar de vida”, destacou Danielli.
Ivonete Rodrigues de Oliveira, aluna do curso de Assentamento de Cerâmica, recomendou o curso para todas as pessoas, principalmente às mulheres.
Ivonete é uma das formandas do curso de Assentamento Cerâmico – Foto: Layse Ávila/Setasc
“Eu achei o curso excelente e aprendi muito. Hoje eu já consigo colocar piso em uma casa inteira e espero que, em um futuro bem próximo, seja uma fonte de renda porque este curso era tudo o que eu precisava. Aqui no município terão muitos empreendimentos e com a qualificação é mais fácil conseguir emprego. Recomendo o curso, principalmente às mulheres, porque somos mais atentas aos detalhes e toda construção precisa de um acabamento perfeito. Espero que nós possamos inspirar muitas outras mulheres do nosso estado”, contou Ivonete.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Água Boa, Juliana Souza Kolankiewicz, agradeceu ao Governo de Mato Grosso pelo Programa SER Família Capacita, que vem qualificando a população do município.
“Quero agradecer a gestão estadual, a primeira-dama Virginia Mendes, a secretária Grasi Bugalho e toda a equipe da Setasc, que proporcionaram estes cursos para as nossas mulheres. São as primeiras turmas somente de mulheres e isso é maravilhoso, pois estamos qualificando mães e chefes de famílias. Gratidão ao Governo do Estado, por capacitar os cidadãos aguaboenses e tantos outros mato-grossenses”, finalizou.
Cursos do SER Família Capacita
Para saber mais sobre o Programa SER Família Capacita e seus cursos, basta acessar o site da Setasc por meio do endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br/serfamiliacapacita.
No local é disponibilizado o link para a pré-inscrição nos cursos oferecidos em todos os 142 municípios de Mato Grosso e também o link do Senai, com informações sobre os cursos oferecidos.
As informações também podem ser acessadas por meio dos telefones 0800 777 9737 e (65) 9 9806-3806 (WhatsApp).
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO1 dia atrás
TJMT de uma só vez blinda Grupo Safras, anula venda de ações para fundo e determina perícia para processar recuperação judicial
-
MATO GROSSO2 dias atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município