MATO GROSSO
SER Família Capacita realiza formatura de mais duas turmas em Cáceres
MATO GROSSO
Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o programa já concluiu mais de 350 turmas em 117 municípios de Mato Grosso.
A secretária adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Marilene Marchese, representou a secretária da Setasc, Grasi Bugalho, na solenidade. De acordo com Marilene, a secretária Grasi tem se empenhado para que o programa consiga formar cada vez mais alunos nos cursos ofertados pelo Governo do Estado.
“Temos que lembrar que são 50 mil vagas em diversos cursos de excelência. No ano de 2023, tivemos um número de turmas formadas bastante representativo. Hoje é um dia de muita alegria, pois estamos entregando os certificados para mais duas turmas completas. Porque para nós é muito importante que não haja nenhuma desistência e principalmente, por estarmos formando alunos de um Comando de Fronteiras”, declarou a secretária adjunta Marilene.
Segundo o coronel do Exército Brasileiro, Leandro Basto Pereira, a parceria com o Governo de Mato Grosso, Senai e Exército é importante porque dá oportunidade de o público interno obter uma qualificação.
“Já tivemos vários cursos no nosso Batalhão, como o de gesso e pintura de imóveis, entre vários outros que têm nos ajudado a qualificar o nosso militar. Aqueles militares que ‘dão baixa’ saem com uma qualificação e aptos ao mercado de trabalho”, afirmou o coronel Leandro.
O cabo José Claudio Eguez finalizou, junto com outros 19 alunos, o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial. Ele conta que o curso agregou muito à sua experiência e que o auxiliará a ter uma profissão após o seu desligamento da área militar.
“Como eu estou na reta final da área militar, com 26 anos, este curso foi muito importante nesta fase da minha vida. Foi gratificante ter essa oportunidade e agradeço, porque o meu pensamento é evoluir e conseguir um bom emprego e futuramente dar aulas, capacitando outras pessoas”, declarou.
Já o curso de Pintor de Obras Imobiliárias formou 20 alunos, entre eles o soldado Edilson Ferreira Nascimento Júnior. Ele aponta que os cursos contribuem para a qualificação e auxilia na busca de um emprego.
“Há uma escassez de trabalhadores profissionais qualificados, e quando há a oportunidade de fazer um curso como este temos que fazer. Foi um curso muito bom, com um professor excelente e o Batalhão deu todo o apoio, junto com o Governo do Estado de Mato Grosso para nós fazermos tanto este, como outros cursos. Eu já estou colocando em prática o que aprendi, pintando a minha casa e o comércio do meu pai”, finalizou.
Cursos do SER Família Capacita
Para saber mais sobre o Programa SER Família Capacita e seus cursos, basta acessar o site da Setasc por meio do endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br/serfamiliacapacita.
No local é disponibilizado o link para a pré-inscrição nos cursos oferecidos em todos os 141 municípios de Mato Grosso e também o link do Senai, com informações sobre os cursos oferecidos.
As informações também podem ser acessadas por meio dos telefones 0800 777 9737 e (65) 9 9806-3806 (Whatsapp).
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sintap-MT enaltece atuação dos servidores do INDEA-MT em conquista histórica: Mato Grosso é declarado livre de febre aftosa sem vacinação
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Débora Guerra defende saúde como eixo da sustentabilidade na Amazônia: “A formação médica precisa estar enraizada no território”
-
CUIABÁ2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Delegado matogrossense expôs MC e deu início a movimento que culminou em sua prisão
-
ARTIGOS3 dias atrás
Por que seu cabelo está caindo – e o que fazer a respeito
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Acrismat e AgriHub iniciam Projeto Sementes da Inovação edição suinocultura
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Em meio a preços abusivos, pizzaria de Cuiabá cria campanha de Dia dos Namorados acessível e deliciosa
-
MATO GROSSO1 dia atrás
MCDIA FELIZ: Saiba como comprar os tíquetes antecipados e ajudar a AACCMT