Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Servidores do Lacen são homenageados pelos serviços prestados durante a pandemia da Covid-19

Publicados

MATO GROSSO

Os servidores do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), receberam uma Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa pelos serviços prestados no enfrentamento da pandemia pela Covid-19.

A homenagem ocorreu nesta quinta-feira (26.05), na nova sede do Laboratório, localizada no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.

Foram homenageados biólogos, nutricionistas, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnico de laboratório, entre outros. 

“Esses servidores trabalharam intensamente durante os períodos mais críticos da pandemia. Devido a esse período que houve grande necessidade de testes, muitas vezes, nossa equipe precisou estender a jornada de trabalho para atender a população”, pontua o secretário Adjunto de Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

O reconhecimento pelo relevante trabalho em prol da saúde pública no combate à pandemia da Covid-19 em Mato Grosso foi requerido pela deputada estadual Janaina Riva. 

“Quando todo mundo ficou em casa, esses profissionais continuaram trabalhando e fizeram o possível para salvar o maior número de vidas. Então, hoje nós viemos fazer uma justa homenagem. Quero que saibam que não é um reconhecimento só meu, mas dos 24 deputados que votaram pela aprovação. Muitos deles destacaram o trabalho do Lacen e do ótimo atendimento às pessoas”, disse a parlamentar.

Leia Também:  Sema promove palestra sobre oportunidades e desafios na regularização ambiental no Show Safra

Para a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, o ato representa um reconhecimento merecido, devido a dedicação e comprometimento que os servidores tiveram na realização das atividades durante a pandemia.

O Lacen atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS), com oferta de analises de sorologia, virologia, bacteriologia, micobacteriologia, água, alimentos, entre outros.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Lacen já realizou mais de 500 mil testes. Durante esse período, o laboratório passou de cerca de 60 análises de exames laboratoriais por mês para mais de 5 mil exames por dia, com laudo e parecer técnico dos resultados para a unidade de Vigilância em Saúde.

Lacen

O Laboratório Central de Saúde Pública atende com prioridade as áreas de Vigilância em Saúde e realiza análises para diagnóstico dos agravos de notificação compulsória como Dengue, Hepatites, Febre amarela, Leptospirose, Hantavírus, Leishmaniose visceral canina e humana, HIV, entre outros.

Em novembro de 2021, o Lacen celebrou 46 anos de serviços ofertados aos 141 municípios de Mato Grosso. Recentemente, a unidade especializada também se tornou, ao lado de outros laboratórios públicos do Brasil, referência no sequenciamento genético para identificação de variantes do coronavírus. Antes, as amostras de Mato Grosso eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz realizar o sequenciamento genético.

Leia Também:  Delegação mato-grossense conquista 38 medalhas e sete títulos de campeão

Uma sede definitiva para o Lacen está sendo construída em anexo ao Hospital Central, no Centro Político Administrativo. A obra conta com um investimento aproximado de R$ 11,8 milhões e deverá ser concluída em 2023. O local contará com uma estrutura de cerca de 2.500 m².

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Operação Raio Limpo apreende celulares e drogas escondidos em cadeira de rodas na Penitenciária Central do Estado

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA