Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

SES e Conass realizam 1º Workshop de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde de Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Gestão da Atenção Primária e do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), promove no dia 14 de junho, de 13h às 17h30, o 1º Workshop de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde.

A transmissão online será feita pela plataforma Zoom e as unidades participantes receberão o link por e-mail.

O Conass, por meio do projeto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), desenvolveu o Workshop de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde e apoia os Estados na realização da capacitação.

Inicialmente, o workshop será ofertado a equipes do Programa Saúde da
Família, dos municípios que compõem a Região de Saúde Tele Pires – Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Também participam, como observadores, os representantes dos 16 Escritórios Regionais de Saúde, com o objetivo de capacitá-los nesta temática e disseminar o conhecimento para as demais regiões de saúde do Estado.

Leia Também:  Sema visita universidade dos Estados Unidos para conhecer injeção de carbono no solo

Na última segunda-feira (dia 06.06), foram capacitados 21 facilitadores, que irão apoiar os participantes no dia do Workshop, considerando a dinâmica dos trabalhos que envolvem jogos, vídeos e textos. Também ficarão disponíveis tanto o Guia de Estudo quanto o kit para jogos, materiais direcionados para a Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde.

O workshop tem por objetivo refletir e discutir a importância de fortalecer a cultura de segurança do paciente na Atenção Primária, visando contribuir para a execução de práticas seguras.

Para isso, espera-se capacitar e estimular os profissionais quanto às boas práticas para segurança do paciente na APS; apoiar e incentivar a adesão das boas práticas de segurança do paciente na rotina de trabalho; compreender os conceitos de riscos relacionados à segurança do paciente; relacionar as metas de segurança do paciente com os macroprocessos da construção social da atenção primária e estimular a execução de ações de segurança do paciente no território.

O Ministério da Saúde também instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), cuja meta é reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde para com o paciente, conforme previsto pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Leia Também:  Governo de MT lança estratégias para promover cultura da eficiência e inovação tecnológica no serviço público

O PNSP se propõe a trabalhar Segurança do Paciente em “toda a rede de atenção à saúde no território nacional”, destacou a coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da SES-MT, Maria do Carmo Souza.

A Atenção Primária de Saúde é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando uma magnitude muito maior que a atenção hospitalar em atendimentos. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Diretor de hospital acusado de desvio de recursos do SUS em MT é solto

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA