MATO GROSSO
SES realiza 2ª Jornada Estadual de Imunização para fortalecimento de ações em MT
MATO GROSSO
A solenidade de abertura da jornada ocorreu na manhã desta terça-feira (11.06) e contou com a presença de autoridades das esferas federal, estadual e municipal, além da contribuição de representantes de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, destacou a importância do debate acerca da imunização. “Há alguns anos, nós discutíamos como poderíamos manter ou melhorar o serviço que prestávamos. Hoje nós temos que reavaliar quais são as estratégias que vão nos fazer chegar novamente àquele status de qualidade e de efetividade dentro do processo de imunização. Nesse sentido, é preciso repensarmos muitas práticas e esse evento contribui para esse debate”, declarou.
Além disso, o gestor enfatizou que a SES pode auxiliar as gestões municipais quanto à melhoria da infraestrutura para a imunização da população. “Nós temos uma frente de investimento em imunização na SES, que é voltada para investir especificamente em infraestrutura de imunização, então este é um ponto que devemos discutir e incluir no nosso plano estratégico”, acrescentou.
A coordenadora de Incorporação Científica e Imunização do departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Catarina Melo, esteve presente no evento e parabenizou a mobilização do Estado para a 2ª Jornada Estadual.
“O Estado avança quando propõe um momento como esse, para que os seus municípios consigam de fato melhorar o entendimento da imunização e, com isso, refletir na ponta, que é o que queremos. O nosso grande objetivo aqui é melhorar as coberturas vacinais. O Brasil vem melhorando, mas precisamos chegar aos padrões que tínhamos há tempos atrás, em que o mínimo era de 95% de cobertura”, destacou.
Já o procurador-geral substituto do TCE-MT, William Brito, reconheceu e enalteceu a iniciativa do Estado, ao enfatizar a importância de se aprimorar a comunicação com a população.
“É uma grande satisfação participar deste evento, vendo que o Estado do Mato Grosso e também todas as Secretarias Municipais estão engajados e imbuídos em fortalecer a imunização, principalmente das crianças. De uns poucos anos para cá, principalmente nesse momento da Covid-19, tivemos vários momentos de informações falsas, muitas informações equivocadas sobre os benefícios da vacinação. Então, um trabalho como esse é fundamental e é importantíssimo que melhore uma coisa: a comunicação com a sociedade, dos benefícios da imunização”, disse.
A secretária municipal de Saúde de Santa Rita do Trivelato e representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Tahis Pelisão, também agradeceu ao Estado pela ação. “Agradecer ao Governo de Mato Grosso, ao Ministério da Saúde, por esse evento, por estarmos nos estimulando cada vez mais a buscar a vacinação.”
Programação da 2ª Jornada de Imunização
A 2ª Jornada Estadual de Imunização contará com palestras conduzidas por diversos profissionais de saúde durante os dias 11 e 12 de junho.
As palestras iniciaram às 9h30 desta terça-feira (11), com a explanação da representante do Ministério da Saúde, Ana Catarina Melo, que abordou as ações estratégicas do Departamento do Programa Nacional de Imunização para alcançar as coberturas vacinais. A palestra de encerramento da manhã foi ministrada pelo também representante do Ministério da Saúde, Jadher Percio, que falou sobre a hesitação vacinal.
Já a programação da tarde começará às 13h com a palestra “Vacinação contra a Covid-19: diferentes vacinas e diferentes públicos-alvo”, apresentada pelo presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri. Em seguida, a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Mônica Levi, discutirá as atualizações sobre a vacinação contra o HPV.
As atividades da tarde continuarão até às 17h30, quando a programação será encerrada com a visitação aos banners expostos no evento.
Na quarta-feira (12), a Jornada terá início às 7h30, com a palestra “Atualizações do Calendário Nacional de Vacinação em 2024 com ênfase nas vacinas BCG e Dengue”, ministrada por Ana Catarina Melo. Ainda pela manhã, a representante do Instituto Butantã, Mayra Moura, apresentará a palestra “Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI): a importância da enfermagem na condução, gerenciamento e notificação”.
As atividades da manhã serão encerradas com a palestra da enfermeira e doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Mônica Taminato, sobre “Biossegurança na sala de vacinação”.
No período da tarde, o promotor de justiça Milton Mattos da Silveira falará sobre a presença do Ministério Público nas ações de promoção da vacinação, seguido pelo auditor público, Denisvaldo Mendes Ramos, que abordará “A auditoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso sobre o Programa Nacional de Imunizações e seus reflexos nos municípios mato-grossenses”.
Durante o evento, também será apresentado os fluxos e resultados do programa Imuniza Mais MT. A Jornada será encerrada às 17h30, com a premiação das iniciativas que foram expostas em banners.
Veja a programação completa em anexo.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
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